ACADEMIA ABERTA – “Prefiro estar aqui do que em uma academia com ar-condicionado”, diz aluna do programa

“Ah, não, começo na segunda-feira!”. É possível que você já tenha escutado essa afirmação, principalmente quando se trata da prática de exercícios físicos. Por isso, as segundas são conhecidas como o ‘dia do começo’. E por coincidência, ou não, as aulas do programa Academia Aberta retornaram nessa segunda-feira, 6, em 11 polos espalhados pela cidade.

O programa Academia Aberta é promovido pela Prefeitura, por meio da Fetec, em 11 locais diferentes da cidade

As aulas são gratuitas e têm como principal objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, tendo em vista o combate ao sedentarismo e a melhoria na qualidade de vida. Com muita saudade e disposição, a gerente de negócios Larissa Suyanne chegou cedo e garantiu um lugar na primeira fileira. Ela, que participa há mais de 6 anos do programa, não via a hora do retorno.

A gerente de negócios Larissa Suyanne participa do programa há mais de 6 anos

Larissa sempre passava pela Praça Velia Coutinho, um dos polos do programa, e via as pessoas se exercitando, até que resolveu experimentar. “Já trouxe familiares e vários amigos durante esses anos e ainda percebo melhora no meu condicionamento até hoje. Prefiro estar aqui do que me exercitar em uma academia fechada no ar-condicionado”, falou.

Mas não é só se exercitar! A gerente de negócios também passou a se alimentar melhor, priorizando alimentos frescos e mais saudáveis. O resultado foi ainda melhor. “As aulas são dinâmicas, os professores são excelentes e, se você se alimentar direitinho, o resultado é muito certo. Muita gente passa e fica olhando, com medo, eu digo que é preciso vir e experimentar”, disse.

No auge dos seus 71 anos, o roraimense Francisco Macedo está há quase 10 anos participando ativamente da Academia Aberta. E por morar no bairro São Vicente, também optou em frequentar o polo Velia Coutinho. “Venho desde o começo, sozinho mesmo. Faço meus exercícios e volto pra casa. É muito bom e a gente percebe o impacto na saúde”, explicou.

Todo o material utilizados nas aulas é disponibilizado pela Fetec

A professora responsável pelo polo Velia Coutinho, Hérica Santos, disse que os alunos podem esperar treinos desafiadores para o ano. “A gente acompanha a evolução no corpo, no comportamento e na sociabilidade. É gratificante. Então teremos aulas diversificadas, muita alegria e amizade, além do principal, qualidade de vida e saúde”, pontuou.

HISTÓRIA – O Programa Academia Aberta foi lançado em 2013 e é desenvolvido pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Atualmente, conta com a colaboração de seis professores que com muita técnica e animação levam para os alunos atividades físicas diversificadas, como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento, em 11 polos.

____________________

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjArh4a