Cultura carnavalesca e junina se unem e animam foliões apaixonados pela tradição caipira

Após dois anos, o carnaval retornou às ruas de Boa Vista. E para relembrar o gostinho das festas juninas, alguns blocos são formados por quadrilheiros apaixonados pelas duas maiores festas populares do Brasil. Nesta primeira noite do Carnaval de Todos, o Bloco Folia Caipira foi o primeiro a brincar na Praça de Eventos Aderval da Rocha Ferreira, com um repertório marcado pelas tradicionais canções juninas e os hits do carnaval.

Frente à organização do bloco, Lulia Oliveira, presidente da Quadrilha Zé Monteirão, explicou que a proposta do grupo é unir a cultura carnavalesca com a junina. “Nós da quadrilha Zé Monteirão, todos os anos participamos do Boa Vista Junina. E, como  estávamos com saudades de pular o carnaval, resolvemos participar desse momento de forma mais efetiva, com o nosso próprio bloco na rua. Já estamos aquecendo para os ensaios da quadrilha que vão começar em breve”, disse.

O grupo se inspirou no Coração Folia, bloco que também tem a mesma proposta de unir as culturas carnavalesca e junina

O bloco Folia Caipira é estreante no Carnaval de Todos e os organizadores se inspiraram no bloco Coração Folia, veterano no carnaval, que trabalha com a mesma proposta de unir a cultura carnavalesca a junina. Fundado em 2004, o Bloco veterano já é anfitrião no carnaval da Prefeitura, tendo participado de cinco edições.

O grupo foi pioneiro no formato bloco de rua e tem como símbolo um chapéu de palha, fazendo referência ao seu público-alvo, os quadrilheiros. O Coração Folia deve se apresentar no dia 21 de fevereiro, também no Palco Aderval Rocha. A noite seguiu com o Bloco do Mujica animando o público da Aderval da Rocha até a meia-noite.

Estrutura – Além das apresentações dos blocos e das bandas nos cinco pontos, os foliões que foram curtir o carnaval com seus bebês puderam contar com o Cantinho da Amamentação e Fraldário em alguns locais. Profissionais de saúde distribuíram camisinhas e a Vigilância Sanitária segue fiscalizando as barracas dos ambulantes, garantindo a segurança alimentar.

E a segurança é garantida com os agentes da Guarda Civil, de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Equipes do Ministério Público de Roraima estavam presentes orientando os foliões por um carnaval sem violência.