‘FAMÍLIA QUE ACOLHE’ – Programação especial para as beneficiárias marca as homenagens ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Boa Vista promoveu, nesta quarta-feira, 8, diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher como forma de homenageá-las e valorizá-las da maneira que merecem. E claro que as beneficiárias do ‘Família que Acolhe (FQA)’ não poderiam ficar de fora. Elas fazem parte de um dos maiores programas de desenvolvimento da Primeira Infância, onde mais de 24 mil mulheres e crianças já foram assistidas desde a gestação.

Na sede do programa, no bairro Pintolândia, elas foram recebidas por violinistas do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Além disso, contaram com ginástica laboral, momento de beleza, que incluiu maquiagem, penteado e momento selfie, assim como palestras de saúde da mulher e empoderamento feminino.

Depois de produzidas, as beneficiárias tiveram aquele momento de ‘olhar para si’ e reconhecerem sua beleza e valor

Por meio da Universidade do Bebê, principal atividade do FQA, foram realizadas também programações pontuais nos sete Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade.

“A ideia da programação é mostrar que elas têm valor, que são fortes e podem tudo o que querem. Essas homenagens aconteceram tanto aqui na sede como em todos os CRAS, que ficaram livres para desenvolverem atividades de acordo com sua rotina”, disse a secretária adjunta da Projetos Especiais, Valéria Reinbold.

SIM, ELAS PODEM! – Sem dúvida um dos pontos altos da programação na sede do FQA foi a palestra da digital influencer, Sonja Chacon. Ela, que atualmente acumula em sua Rede Social (Instagram – @sonja_chacon) mais de meio milhão de seguidores (664 mil) com um conteúdo voltado, exclusivamente, para mães, promoveu uma roda de conversa intitulada “A Mulher Forte que existe em você”.

“A ideia foi mostrar que a maternidade vem para trazer mais força e não diminuí-las como mulheres”, contou a influencer, Sonja Chacon

“A ideia foi mostrar que a maternidade vem para trazer mais força e não diminuí-las como mulheres. Depois que se tornam mães, muitas delas não se reconhecem mais. Há mudanças no corpo, as prioridades mudam, pois ela tem que cuidar daquela vida pela qual têm um amor incondicional e que é possível sim conciliar o autocuidado, ou seja, olhar para si e a maternidade”, explicou.

A beneficiária Raylane Santana gostou da conversa e destacou a importância de sonhar e correr atrás dos objetivos

SIM, EU POSSO! – Raylane Santana é mãe do Gael, de 1 ano e cinco meses. Ela afirmou que se identificou com tudo que foi relatado pela influencer e destacou a importância de se olhar. “Sou seguidora da Sonja e gosto muito dos conteúdos, pois ela aborda a realidade da maternidade e da rotina em casa. Para mim, a mensagem foi que devemos sim correr atrás dos nossos objetivos e sonhos, independente da maternidade e do que os outros pensam”, disse.

“É preciso parar um pouquinho e olharmos para nós mesmas e reconhecermos as grandes mulheres que nós somos”, afirmou a beneficiária Beatriz Salazar

Beatriz Salazar também acompanhou a conversa e falou sobre alguns desafios em ser mãe. “Acho que o que ficou de mais valioso nessa conversa foi a questão da empatia com as outras mães e seus filhos. Além disso, é preciso parar um pouquinho e olharmos para nós mesmas e reconhecermos as grandes mulheres que nós somos”, contou.

No Hospital da Criança as servidoras tiveram massagem e atendimentos estéticos

HOSPITAL DA CRIANÇA – As servidoras do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) também foram homenageadas e ganharam massagem relaxante, curso de automaquiagem e assistiram palestras voltadas para a saúde feminina. As profissionais cuidam das crianças, famílias, acompanhantes dos pacientes e no Dia Internacional da Mulher, o processo foi invertido: receberam cuidados e carinho.

“Eu vou à igreja, vai ocorrer um evento em celebração às mulheres e vou aproveitar”, disse a servidora Equivânia Gomes

Há quem traçou planos para ‘aproveitar’ a maquiagem até o último instante do Dia Internacional da Mulher. A técnica em nutrição do Hospital da Criança, Equivânia Gomes, disse que tem uma programação a noite e vai usar a maquiagem feita no curso. “Eu vou à igreja, vai ocorrer um evento em celebração às mulheres e vou aproveitar”.

___________________________________

FOTOS (Créditos):

Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAuZzt (FQA)

Yan Costa – https://flic.kr/s/aHBqjAuWor (HCSA)