Disfagia: profissionais de saúde do Hospital da Criança alertam para diagnóstico e tratamento na infância

Disfagia: profissionais de saúde do Hospital da Criança alertam para diagnóstico e tratamento na infância
Palestra sobre Disfagia para pacientes e profissionais de saúde do Hospital da Criança – Foto: Leo Costa/Semuc/PMBV

Engasgos, sensação de alimentos parados na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação, tosse frequente durante ou após comer e beber. Estes são alguns dos sintomas da Disfagia, dificuldade na deglutinação de alimentos, líquidos e saliva. O dia 20 de março, instituído como o Dia Nacional da Atenção à Disfagia, busca alertar as autoridades em saúde e a população para o diagnóstico e tratamento.

Há quatro meses, o Hospital da Criança Santo Antônio criou o ambulatório de Disfagia, setor exclusivo para esse tipo de tratamento. Ele funciona de segunda a sexta-feira e atende crianças que não conseguem se alimentar pela via oral.

Conforme o coordenador do serviço de otorrinolaringologia, Ivan Machado, o núcleo funciona com as especialidades de otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

“Os pacientes que recebemos vem encaminhados do setor de pacientes crônicos e são crianças que não conseguem deglutir de forma adequada ou de nenhuma forma […] A procura tem sido grande. Estamos tendo bons resultados com os pacientes que tem traqueotomia, gastronomia e hoje possuem indicação para fazer retirada”, ressaltou.

Tratamento à Disfagia no Hospital da Criança

Após passar por extração dentária, uma bactéria se instalou no organismo de Isaac Cavalcante, de 10 anos, fato que resultou na tetraplegia da criança. Assim, atendido no Hospital da Criança, o paciente passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme Wanderson da Silva, pai de Isaac, o filho passou a ter dificuldades na deglutinação. Desde então, segue em tratamento com a fonoaudióloga do núcleo de Disfagia do Hospital da Criança.

“Ele era uma criança saudável e após o incidente com o dentista ficou tetraplégico. A nossa família está em processo de aprendizado para lidar com a situação, pois é tudo recente, são oito meses desde o ocorrido e tem sido bem difícil. O Isaac tem evoluído aos poucos, graças ao tratamento com a fonoaudióloga ele tem aprendido a fazer a deglutição. Estamos em um novo recomeço com o nosso filho”, disse.

A Disfagia atinge todas as idades, do recém-nascido à pessoa idosa. De acordo com a Manoela Gomes, fonoaudióloga do HCSA, a dificuldade de deglutição é consequência de uma doença já existente no paciente.

“A partir da avaliação é diagnóstica a presença da Disfagia e surge a necessidade do acompanhamento fonoaudiológico, processo de reabilitação. É preciso traçar o plano terapêutico do paciente a partir da patologia de base”, explicou.

Deglutinação

Deglutinação é o ato de engolir. De forma sequenciada, a deglutição envolve as bochechas, dentes, língua, palato, faringe, esôfago e estômago. Ou seja, é o trajeto do alimento, bebida ou saliva, da boca até o estômago. Crianças e adultos que possuem então dificuldade em seguir com esse processo de alimentação apresentam uma Disfagia e devem passar pela reabilitação, tratamento com especialistas.

Fonte: Da Redação