Prefeitura promove workshop sobre meio ambiente e logística reversa de produtos perigosos

Prefeitura promove workshop sobre meio ambiente e logística reversa de produtos perigosos
O evento ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI) – Foto: Andrezza Mariot/ SEMUC/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista promoveu na noite de segunda-feira (10), um Workshop sobre Resíduos de Logística Reversa. Cerca de 50 representantes de empresas participaram do evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI). A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

De acordo com a Prefeitura, o objetivo foi esclarecer a função de cada entidade na cadeia de geração de resíduos alvos de logística reversa. Além disso, serviu para informar sobre a utilização do Sistema Nacional de Informação de Resíduos (SINIR) e outros assuntos relevantes.

Nesse sentido, o consultor ambiental da Prefeitura e um dos responsáveis pela implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Boa Vista (PMGIRS), Augusto Azevedo, ministraram a palestra.

“Aqui nós demonstramos a responsabilidade de cada ente, no setor de produção de resíduos, a importância na destinação correta, pois são produtos perigosos que podem gerar impactos para meio ambiente e para saúde pública. Nós orientamos os empresários e todos os representantes para que atendam as diretrizes obrigatórias estabelecidas em Lei”, explicou Azevedo.

Workshop sobre Resíduos de Logística Reversa

O workshop foi embasado na Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e trata da responsabilidade de logística reversa de diversos tipos de resíduos, como pneumáticos; de pilhas e baterias; eletroeletrônicos; embalagens de agrotóxicos; óleos lubrificantes; filtros e resíduos de lâmpadas com vapores metálicos.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, a Prefeitura vem estudando estratégias para conscientizar as empresas sobre descarte adequado de resíduos.

“A gente como Prefeitura, vem traçando estratégias de educação ambiental, de sensibilização e de conscientização para que todos os atores envolvidos no processo de descarte adequado de resíduo saibam qual é a sua parcela de responsabilidade”, disse.

Do mesmo modo, a Edilene Araújo, que estava representando uma empresa de embalagem de produtos agrotóxicos esclareceu que o evento foi esclarecedor.

“Muito importante para todos os envolvidos e para a população como um todo. Temos que dar a devida atenção ao segmento da logística reversa e da coleta seletiva. A responsabilidade compartilhada é fundamental para cada elo da cadeia produtiva destes materiais. Então, um evento esclarecedor como este é muito válido”, destacou.

Fonte: Da Redação