Servidores terceirizados da Maternidade de Roraima voltam a fazer manifestação por falta de pagamento

Servidores terceirizados da Maternidade de Roraima voltam a fazer manifestação por falta de pagamento
Servidores terceirizados da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Os servidores da empresa União Comércio e Serviços Ltda., que presta serviço de limpeza na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth voltaram a realizar manifestação por falta de pagamento. O grupo de funcionários se reuniu em frente à unidade na manhã desta sexta-feira (5).

Conforme o presidente do Sindicato que representa a categoria, Alexandre Grossi, a situação se arrasta há 60 dias. Ou seja, os servidores estão há 2 meses sem receber o salário. Ele afirma que já entraram em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com a empresa.

“A empresa alega que desde 2020, a Secretaria de Saúde não vem fazendo o repasse da repactuação. Nos últimos dois anos a gente vem dando reajuste salarial, a empresa vem pagando aos trabalhadores, porém, não tem o repasse, essa repactuação, por parte da Seasu”, explicou.

Ainda segundo Grossi, a empresa informou que a pasta não realiza os pagamentos das faturas desde dezembro de 2022.

“A secretária Cecília está ausente. Volta só na semana que vem e não tivemos retorno sobre isso. Sempre que perguntamos a eles, eles falam que as faturas estão em dia. Porém, eles nunca apresentam o pagamento da fatura de dezembro, nunca falam sobre a repactuação. Pedimos a eles uma fiscalização, porém, eles não vão fiscalizar uma coisa que eles mesmo estão errados com a empresa”, disse.

A servidora Suely Pereira da Silva ressaltou que essa é mais uma de várias vezes que já passaram por essa situação. A última manifestação ocorreu na véspera de Natal. “A gente não tinha nem o que pôr em cima da mesa para a ceia de Natal”, lamentou.

União Comércio

A empresa União Comércio está registrada no nome dos sócios administradores Antônia Pereira de Araújo e Gilmar Pereira de Araújo. Eles são parentes do senador Mecias de Jesus (Republicanos).

De acordo com a denúncia enviada à redação, os irmãos Gilmar e Antônia mantêm uma vida muito simples, que não condiz com os valores recebidos pela empresa. E como resultado, a sócia, inclusive, residia em uma casa simples no bairro Cambará, em Boa Vista.

Conforme pesquisas feitas no Diário Oficial do Estado (DOE), a empresa pode ter recebido mais de R$ 100 milhões entre 2014 e 2020 do Governo.

Citada

Procurada, a Sesau informou que não recebeu nenhum ofício referente à decisão de paralisação de atividades de limpeza por parte da empresa União.

Conforme a Coordenadoria Geral de Administração, a única nota em pendência referente ao exercício de 2023 é a nota fiscal de março, que encontra-se em trâmite de pagamento. Além disso, a secretaria ressaltou que ainda aguarda o protocolo da nota do mês de abril.

Em relação à pendência de pagamento da nota do mês de dezembro de 2022, a Sesau afirmou que a referida já está incluída no processo de reconhecimento de dívida. A pasta reforçou ainda que o prazo estabelecido em cláusula contratual para pagamento é de até 30 dias úteis após o devido protocolo da nota.

Fonte: Da Redação