Em dois anos, praças de Boa Vista receberam 370 serviços de manutenção após atos de vandalismo

Em dois anos, praças de Boa Vista receberam 370 serviços de manutenção após atos de vandalismo
Foto: Divulgação PMBV

Em dois anos, praças de Boa Vista receberam 370 serviços de manutenção após atos de vandalismo. Os dados são da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP). A capital possui 72 praças públicas.

Do mesmo modo, o levantamento aponta que os principais crimes contra o patrimônio público envolvem atos de vandalismo em brinquedos de ferro e madeira bem como contra equipamentos de academia, além de pichação, destruição de lixeiras, furtos de cabos de energia e luminárias.

O prefeito Arthur Henrique ressalta que, para manter esses espaços de lazer sempre limpos e convidativos, é necessário que todos ajudem na preservação e no cuidado.

“Os serviços de reparo e manutenção em praças tem aumentado bastante. Só ano passado, foram 12 praças revitalizadas após os atos de vandalismo. Por isso, peço que cada cidadão cuide bem dessas áreas de lazer, utilizadas pela família boa-vistense e por quem visita a nossa capital. Quem quiser denunciar essa prática de crime, pode entrar em contato pela Central 156”, destacou.

Praças passam por revitalização

Localizada no bairro Caimbé, a Praça Orlando Lizardo é um dos espaços que vem recebendo os serviços de revitalização. DO mesmo modo, o trabalho envolve pintura e manutenção de quiosques, arquibancada, bancos, quadras de basquete e vôlei de areia. Piso, grades, rampas de acessibilidade, meio-fio, alambrados e muretas. O espaço também recebeu iluminação em LED.

Assim, a dona de casa Rosa Ferraz, de 58 anos, mora há 38 anos no bairro Caimbé e conta ser uma das fundadoras da praça que fica na frente da sua casa.

“A praça é bastante frequentada por crianças, jovens e adultos e esse trabalho de reparo e pintura que a prefeitura vem fazendo no espaço, é excelente. Mas cada um também precisa fazer a sua parte e zelar pelas praças que oferece lazer na nossa cidade”, disse a moradora.

Serviço aprovado

Quem também está aprovando as benfeitorias na praça do Caimbé é o microempresário Eize Gomes, 54, que há 20 anos possui uma lanchonete que funciona todos os dias da semana no local, a partir das 18h. Ele conta que muita gente o conhece como “o dono da praça”. Para o empreendedor, é importante que a população tenha consciência em cuidar de um lugar que é para todas as pessoas.  

“Eu zelo por esse espaço, não apenas por eu ter um empreendimento, mas porque gosto de deixar sempre limpo e organizado para os frequentadores. A praça agora tem iluminação em LED, o que melhorou 100%. Todos esses reparos que a prefeitura faz é algo perfeito, pois se trata de um espaço que é da população. Por isso, peço que todos cuidem, porque é um patrimônio nosso”, frisou.

Por fim, a praça revitalizada foi a dos Bambus, no bairro São Francisco, que recebeu manutenção geral do quiosque, piso, dos equipamentos da academia de ginástica, pintura de bancos e passagem de acessibilidade, como também a troca das lixeiras seletivas.

Fonte: Da Redação