“DINHEIRO NA CUECA” – Processo de cassação de Chico Rodrigues continua parado no Conselho de Ética

O senador chegou a ser indiciado pela prática dos crimes de peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e desacato - Foto: Agência Câmara

O processo de cassação de mandato do senador Chico Rodrigues (DEM) continua parado no Conselho de Ética do Senado Federal. As atividades do conselho estão suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania entraram com o pedido de cassação depois que a Polícia Federal (PF) flagrou Chico com cerca de R$ 33 mil na cueca. O flagrante ocorreu durante a Operação Desvid-19, deflagrada em outubro de 2020.

A intenção da PF era colher provas sobre o desvio de cerca de R$ 20 milhões de desvio de verbas da Covid-19. O Governo Federal foi quem enviou os recursos para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme as investigações, o senador teria usado a influência para beneficiar empresas em contratos na Sesau. Todos eram feitos com dispensa de licitação, devido o momento emergencial da pandemia.

Após a Operação na casa do senador, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento do cargo de senador por 90 dias. Em seguida, os dois partidos acionaram o Conselho de Ética com o pedido de cassação de mandato.

À época, Chico foi desligado da vice-liderança do Governo Federal no Senado. Em nota, ele disse ter um passado limpo, livre escândalos e que confiava na Justiça.

Contudo, em outubro de 2021 ele entrou com pedido de arquivamento do processo que o investiga pelo desvio de verbas da Covid-19. Além disso, o senador afirmou que a PF não conseguiu comprovar as suspeitas.

Informações: Roraima em Tempo