Pesquisa manipulada tenta enganar o povo de Roraima novamente.

Mais uma vez tentam manipular a opinião pública do estado com a publicação de uma pesquisa falsa.

Como funciona a armação?

Um interessado contrata uma empresa de pesquisa para simular uma pesquisa real, mas não coloca os dados corretos para seleção dos entrevistados. Vocês podem imaginar que para que uma pesquisa responda e retrate a opinião do povo em geral ela precisa realmente ser respondida de forma proporcional e ponderada por uma parcela que represente aqueles que não serão entrevistados.

Espera-se que usando um plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho proporcional ao censo e outros estudo do IBGE possamos buscar na sociedade e de modo aleatório entrevistados que correspondam a realidade da região.

Pode parecer impossível que 1.500 pessoas consigam representar a opinião geral mas de fato podem representar sim, para isso, não devem ocorrerem erros de desvios de amostragem (pedaço do todo) que impeçam algum setor da sociedade de se manifestar.


Aqui no estado comumente manipulam os entrevistados por nível econômico. Me explico: Se você alterar / excluir da pesquisa as pessoas mais necessitadas, que na verdade, são a maioria da população, será que a pesquisa teria alguma chance de ser fiel a opinião do povo?

Óbvio e claro que não. Por exemplo, o maior município do estado, Boa Vista, possui nas suas mais distintas regiões extratos sociais bem diversos, sendo que naturalmente, o morador do Paraviana / Caçari tem expectativas e vê os políticos de modo diferente. Logo, não ter uma ponderação correta dos níveis econômicos por faixa salarial permite que se selecione apenas entrevistados que tem sido mais beneficiados pelo governo e assim dar um resultado mais favorável a este.

A pesquisa impugnada em Abril deste ano apresentava erro semelhante. Neste caso o isntituto foi mais esperto e fala em nível econômico sim, porém não faz as divisões de entrevistados pela faixa salarial e sim por estar ou não economicamente ativo. Nós sabemos que um Médico que mora no Caçari ganha muito mais que uma doméstica que mora no Pérola, logo generalizar se o entrevistado está ativo ou não é um modo esperto de manipulação do resultado, já que, neste caso pode desprezar a opinião de pessoas mais pobres selecionando os mais riscos que obviamente pesam diferente em geral.

Pois bem, mais uma vez e agora a pesquisa de número RR-04257/2022 contratada pela CPF/CNPJ: 60628369000175 – RADIO E TELEVISAO RECORD S.A / REDE RECORD DE TELEVISAO E/OU RECORD TV e realizada por CNPJ: 22345021000181 – REAL TIME MIDIA LTDA / REAL TIME BIG DATA cometeu esse bobo erro de amostragem. Pode parecer pouca coisa mas é assim que você acaba recebendo uma notícia manipulada, pois os meios de comunicação não checam se por ventura a pesquisa já nasceu com erro. E sendo assim, vão dar publicidade a uma mentira previamente desenhada.

E não estou dizendo aqui que este ou aquele veículo de comunicação tenha tido má fé ao publicar mas foi no mínimo incompetente em não checar as bases da pesquisa. E claro, vão dizer que não tem profissionais habilitados pra checar, mas se não tem, porque publicam?

Afinal dizer a 3 meses da eleição que o Denarium está crescendo é muito positivo pra sua campanha, assim ele não acaba de perder os apoios que se esvaziam a cada dia por medo da derrota pra ex prefeita Teresa Surita.

RR-04257-2022-CNPJ-22345021000181-REAL-TIME-MIDIA-LTDA-REAL-TIME-BIG-DATA-CONTRATANTE-CPFCNPJ-60628369000175-RADIO-E-TELEVISAO-RECORD-S.A-REDE-RECORD-DE-TELEVISAO-E-OU-RECORD-TV