Não é o fim do garimpo o culpado pelas falências em massa no estado. A culpa é da compra votos da eleição do Denarium.

Antes de qualquer explicação mais detalhada pense no seguinte:

Como é possível que 20 mil miseráveis que precisam de auxílio do governo federal para sobreviver após o fim do garimpo, poderiam ser os responsáveis por qualquer suposto sucesso econômico no estado de Roraima? Coloquem uma coisa na cabeça, só quem ganhou com o garimpo foram os mesmos ricos que já se beneficiam e exploram o estado em outras atividades.

Pequeno histórico:

O governo Denarium entre 2018-2022 foi marcado por uma falsa recuperação econômica, garantida a bem da verdade nos últimos dias do governo TEMER, não por mérito do governador, mas através de intervenção federal, que com aportes generosos de dinheiro ajustou as contas do estado.

Tal herança de equilíbrio financeiro do estado, não por boa gestão, mas sim pela generosidade do Governo Federal, conjugada com a eleição do Bolsonaro, fizeram com que o estado recebesse recursos nunca vistos, inclusive recursos para combate à Covid19, estes por sua vez, infelizmente não empregados corretamente para salvar vidas roraimenses.

Não é demais lembrarmos que o governador Denarium fez fama nos corredores da política do estado por mostrar o saldo em conta corrente do extrato bancário do governo, no montante de R$2 bilhões. Segundo ele o valor garantiria a sua reeleição pois seria usado pontualmente no ano que antecederia a eleição e no ano eleitoral.

Preferiu entrar para a história pelo dinheiro e não pelo trabalho.

Diga-se de passagem, que o uso indevido de alguns destes recursos no ano eleitoral se transformou em processos de cassação que tramitam na justiça eleitoral e que, dada a sua magnitude, combinados com a deterioração da sua imagem, culminarão por cassar a sua chapa e nova eleição será convocada.

Voltando ao aspecto econômico, o Denarium gastou até o último centavo do governo em um infindável esgoto de desvio de recursos, e já há processos que tramitam e que, inclusive, pedem o arresto de seus bens e de outros envolvidos.

Com o fim da eleição e depois de torrar todo o dinheiro público, projetos e obras foram paralisados, com isso, uma massa enorme de contratados e sublocados pararam de receber. Também foram demitidos comissionados contratados apenas para ajudar na eleição e que foram demitidos no fim do mandato. Esta é a verdadeira razão para o quebra quebra de comércios e empresas no estado. Mal se iniciou o novo mandato e a economia já se ressente.

A crise no garimpo se tornou a desculpa do Denarium para a crise econômica que ele mesmo criou, fazendo o povo acreditar que a atividade econômica do estado se devia única e exclusivamente ao garimpo. Todos sabem, mas não custa lembrar, que garimpeiro, sim os tais 20 mil que dedicaram sua vida em busca de um sonho, são pobres e quem enriquece às custas do garimpo são os empresários, como a irmã do Governador e o próprio sobrinho.

Não se deixem enganar a economia do estado se baseia na verdade fundamentalmente nos projetos governamentais e salários dos servidores! O garimpo dá riqueza a poucos perto dos 700 mil roraimenses que sempre construíram nosso estado com suor e dedicação.

Vamos acordar e trabalhar de verdade para a grandeza de nosso estado, sem esquecer que nossa maior riqueza são as pessoas que trabalham, não as promessas de grandeza que têm custado a vida e a saúde de muitos de nós.