Ibama e PRF já desmontaram mais de 190 acampamentos na TI Yanomami em RR

Ibama e PRF já desmontaram mais de 190 acampamentos na TI Yanomami em RR
Ação da Operação Omawe – Foto: Ibama/divulgação

O Ibama e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já desfazer mais de 190 acampamentos na TI Yanomami em Roraima. As ações fazem parte da Operação Omawe. Esta, por sua vez, deflagrada no meio de fevereiro. A operação do Ibama e da PRF visa tirar todos os não índios da reserva.

Além disso, os agentes destruíram mais de 100 equipamentos. Entre eles: balsas; geradores de energia elétrica. Além de motores e embarcações. 

Igualmente, os profissionais apreenderam cerca de 19 mil quilos de cassiterita. O mineral foi extraído de forma ilegal da área.

“Mesmo assim, ainda existem infratores que não respeitam a lei e permanecem de forma ilegal na região. Os agentes relatam que os garimpeiros chegam a iniciar focos de incêndio na mata para confundir as equipes de fiscalização. Outros grupos voltam a se instalar nas proximidades de acampamentos já destruídos com a esperança de que os fiscais não retornem ao local”, informou a PRF.

Nesse ínterim, a destruição das máquinas e demais itens e produtos químicos visa evitar que os garimpeiros voltem aos acampamentos para recuperar as peças apreendidas que não foram tiradas do local, por causa das dificuldades em acessar área.

Operação Omawe: a operação do Governo Federal tem o objetivo de solucionar a crise humanitária que se abateu sobre a Terra Indígena Yanomami.

Ainda em janeiro, o Governo enviou uma equipe de tecnicos do Ministério da Saúde para a área. De fato, isso ocorreu após denúncias de que a atividade ilegal dos garimpeiros está destruindo a floresta. Bem como, contaminando os rios que abastecem as comunidades locais. E, com isso, afetando as condições de sobrevivência das populações.

Fonte: Da Redação