Estrada da Guiana traz desenvolvimento e beneficia Roraima

Estrada da Guiana traz desenvolvimento e beneficia Roraima
Presidente do MDB regional, Romero Jucá – Foto: Reprodução/Instagram/Romero Jucá

A pavimentação da estrada da Guiana já iniciou e isso quer dizer que, em breve, Roraima alcançará um novo nível de desenvolvimento econômico. Pois o estado alcançará novos mercados.

As palavras são do presidente do MDB-RR, Romero Jucá, figura fundamental para o start da obra.

Mas essa história já vem de muito tempo. Não é de hoje que Romero Jucá é o protagonista na articulação para esta obra. Ele sempre entendeu que a Guiana é o melhor caminho para que produtores de Roraima exportem seus produtos. Pois é um trajeto mais curto e que valoriza a produção.

Atualmente, as mercadorias saem de Roraima para Manaus e depois seguem para o Porto de Paranaguá, no Sul do Brasil, para somente de lá seguirem para outros países.

Com o asfalto entre Linden e Lethem, as exportações ganham um caminho mais curto e quem ganha com isso são produtores, inclusive os de cooperativas que poderão exportar seus produtos com menor custo e tempo até chegarem ao destino final.

“Quando eu cheguei aqui uma das minhas preocupações também era a logística de Roraima. Porque para você produzir alguma coisa, você tem que vender. E tem que vender a um preço competitivo. E a gente tinha dois caminhos: a Venezuela e a Guiana. Eu sempre entendi que o melhor caminho era a Guiana”, explicou.

Além disso, Romero chegou a tratar sobre o assunto com diferentes presidentes, tanto do Brasil, quanto do país vizinho. A obra precisava de um investimento muito alto. E as articulações seguiram até o início dos trabalhos na estrada.

“Por muitos anos, eu fui o único político a falar sobre a estrada. Mas, eu sempre vi que a Guiana era o melhor caminho para o nosso Estado. Dessa forma, fazer a estrada é criar um novo caminho para a produção local e também pode fortalecer a Zona Franca de Manaus, por exemplo”.

Investimento internacional

O Banco do Desenvolvimento do Caribe (CDB) financiou US$ 190 milhões para o trecho de Linden a Mabura. E a empresa brasileira Galvão Queiroz S.A. do Brasil venceu a licitação.

Desta forma, ela vai fazer a construção de duas pistas de 7 metros de largura e os pontos de drenagem. A obra tem cerca de 122 km de extensão.

Crescimento exponencial

A Guiana tem alcançado um crescimento exponencial por conta da exploração do petróleo. Atualmente, o país extrai 400 mil barris por dia.

Além disso o crescimento do produto Interno Bruto (PIB) alcançou 30% ao ano e o país deve manter a mesma projeção para os próximos anos. Assim vai atrair investimentos e, consequentemente, beneficiar Roraima.

Por isso, Romero Jucá diz que é fundamental manter a boa relação política, econômica e social com a Guiana.

“Essa estrada é a redenção logística para Roraima. E eu não tenho dúvidas que isso vai transformar e melhorar a vida de milhares de pessoas do nosso Estado”.

Fonte: Da Redação