’30 anos do IFRR’: programação comemorativa vai contar com tradicional arraial, corrida e exposição

’30 anos do IFRR’: programação comemorativa vai contar com tradicional arraial, corrida e exposição
Fachadas dos Institutos Federais em Roraima – Foto: Divulgação/IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) vai celebrar 30 anos de atuação no estado. Para comemorar  a instituição preparou uma programação, que se inicia esta semana.

Com cinco unidades de ensino, o IFRR atua na capital e no interior do estado por meio dessas unidades (campi) e dos polos de educação a distância (EAD). Cada unidade preparou uma programação para o aniversário.

Confira:

CAB – No dia 3 de junho, o Campus Avançado Bonfim (CAB) vai realizar o tradicional Arraial do CAB, que este ano tem como palco a sede de Normandia. Há cerca de 100 alunos do IFRR. Assim, a festa vai acontecer no Espaço do Caçula, com previsão para começar às 18 horas.

Além de comemorar o aniversário do IFRR, o evento tem como objetivo, fomentar a economia local, bem como a interação entre a comunidade e a instituição. E ainda ajudar os estudantes na arrecadação de recursos para a formatura. Na programação, além da venda de alimentos, terá bingo, barraca de pescaria, barraca do amor, escolha da Rainha Caipira 2023 e atrações musicais.

CAM – Já no dia 7 de junho, é a vez do Arraial do Campus Amajari (CAM), que ocorre no centro de convivência da unidade, a partir das 17 horas. Na programação haverá bingo, brincadeiras, venda de comidas típicas, concurso de forró pé de serra e atrações musicais. A festa é aberta para toda a comunidade. O campus está localizado na Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR 342), na Vila Brasil, sede do Amajari.

CNP – Em julho, a programação de aniversário continua. No dia 1.º, o Campus Novo Paraíso (CNP), localizado no sul do estado, realiza o Arraial Comunitário na unidade, com início às 16 horas. O evento contempla o IF Comunidade e a Festa de São João ao mesmo tempo. A programação conta com atendimento à comunidade, stands de serviços agropecuários, jurídicos e de saúde.  No arraial terá apresentações culturais e de quadrilhas, bingo e barraca de comidas típicas. Além da festa, o CNP pretende inaugurar mais 2 alojamentos para os estudantes e 3 poços, além de reinaugurar o ginásio de esportes da unidade, recém-reformado.

Baile de Egressos

CBV – O Campus Boa Vista (CBV) programou o Baile de Egressos para a comemoração, o qual vai reunir ex-alunos numa grande festa. O evento ocorre no dia 8 de julho, no espaço nobre da unidade, a partir das 20h30.

Exposição

De 26 a 30 de junho, ocorre a exposição “História do IFRR”, com fotos e registros dos 30 anos da instituição em Roraima.

Da mesma forma, a exposição será no hall do Pátio Roraima Shopping, no Bairro Cauamé. Além da mostra, durante a realização desta, os estudantes dos cursos da área de saúde do Campus Boa Vista (CBV) estarão oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exposição de métodos contraceptivos, distribuição de folders informativos, e muito mais.

Corrida do IFRR

Do mesmo modo, a programação de aniversário encerra-se no dia 16 de julho com a Corrida do IFRR. O percurso de 5 quilômetros será aberto ao público em geral.  Além da corrida, haverá a caminhada, com percurso de 3 quilômetros, ambas com saída do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Segundo a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, este é um momento de grande alegria para a instituição.

“Estamos organizando com muito carinho uma programação bem especial. Esta data merece, e vamos caprichar. São 30 anos fazendo história na educação do nosso estado, atuando no ensino, pesquisa, extensão e inovação em todos os municípios. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história, e toda a programação irá envolver estudantes, servidores ativos e aposentados, egressos e todos que contribuem para o desenvolvimento da nossa instituição”, declarou.

Sobre o IFRR

Por fim, o IFRR iniciou as atividades no estado como Escola Técnica Federal, em 30 de junho de 1993. Quase 10 anos depois, no ano de 2002, passou a atuar como Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR). Em 2008, por meio da Lei Federal 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Fonte: Redação