Bibliotecas comunitárias em Roraima são premiadas pelo Ministério da Cultura

Bibliotecas comunitárias em Roraima são premiadas pelo Ministério da Cultura
Foto: Aldenor Pimentel e aluna premiada na edição 2019 do Concurso Literário Palavradeiros/Divulgação

Três bibliotecas comunitárias em Roraima, vão ser premiadas com o prêmio Prêmio Pontos de Leitura 2023. A iniciativa tem como objetivo é reconhecer e premiar projetos que desenvolvem trabalhos de excelência nas práticas de mediação de leitura. Bem como a criação literária e ampliação do acesso ao livro sem a interferência do Estado em suas atividades e forma de atuação.

Em Roraima, as três bibliotecas premiadas são: Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, a Biblioteca Comunitária Apuí, de Boa Vista, e também a Biblioteca Ayshama, em Rorainópolis. Dessa forma, serão 300 premiados em todo o país com o valor bruto de R$ 30 mil cada um dos projetos.

O resultado foi divulgado em novembro. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de livros, acervos multimídia, equipamentos e materiais de consumo, além de ações de formação.

“Foi felicidade ver pela primeira vez três iniciativas de Roraima selecionadas em um edital nacional”, declarou o escritor Aldenor Pimentel, gestor do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes que leva o seu nome. “Felicidade maior foi ver que um dos selecionados é de Rorainópolis. Essa descentralização do investimento é importantíssima”, disse.

Por fim, o Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. Por fim, o espaço está no bairro Nova Canaã. Como resultado, já realizou, projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

Fonte: Da Redação