Apesar de prêmio, Roraima continua com um dos piores desempenhos em contabilidade fiscal

Apesar de prêmio, Roraima continua com um dos piores desempenhos em contabilidade fiscal
Palácio do Governo do Estado de Roraima – Foto: Gabriel Cavalcante / Roraima em Tempo

O governador Antonio Denarium (Progressistas) participou nesta semana do Prêmio de Qualidade Fiscal e Contábil onde Roraima foi reconhecida na categoria “Maior Evolução”. No entanto, dados do próprio Tesouro Nacional, que promoveu o evento, mostram que o Estado tem um dos piores desempenhos do Brasil.

Conforme tabela de pontuação divulgada pelo Tesouro Nacional, Roraima saiu da categoria “E” em 2022 para a “C” no ano seguinte. Dessa forma, ficou à frente do Amapá, ocupando o 26º lugar do ranking. Ou seja, em penúltimo colocado.

O Prêmio de Qualidade Contábil e Fiscal se baseia no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que classifica os entes federativos baseados na qualidade das informações contábeis, financeiras e orçamentárias enviadas.

Os três primeiros Estados colocados no ranking, aqueles que possuem os melhores desempenhos, são Goiás (99.81%), Tocantins (99.54%) e Rondônia (99.02%). O Estado de Roraima está apenas entre os maiores progressos, juntamente com São Paulo e Bahia.

Fonte: Da Redação