Falta remédios e médicos nos hospitais de Roraima: A população está abandonada!

O que o governador Antonio Denarium está fazendo com a saúde de Roraima é inexplicável (Foto: Secom/RR)

Vez ou outra, o vídeo de campanha do governador Antonio Denarium (sem partido) sobre melhorias que ele realizaria na Saúde volta a ser compartilhado. No vídeo, ele, então candidato, faz as contas de quanto dinheiro vem para manter a Saúde e usa a clássica frase: dinheiro tem, falta gestão. Seguindo, Denarium garante que, em seis meses, a população sentirá total diferença na qualidade dos serviços. Muita gente confiou na promessa. Caminhando para o terceiro ano de mandato, as coisas só pioraram.

DESMENTE

Outro vídeo de Denarium que também fez sucesso nessa segunda-feira (12) mostra o governador desmentindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em fevereiro, Bolsonaro publicou os valores repassados pela União para cada Estado. Para Roraima, segundo a publicação, foram destinados mais de R$ 5 bilhões. À época, alguns governadores contestaram as informações apresentadas. Denarium, aliado de Bolsonaro, não falou nada. Mas agora surpreendeu com um novo discurso.

CONTAS

No vídeo ele tenta explicar que parte dos R$ 5 bilhões que o presidente mandou são de repasses obrigatórios que não tem relação com a Saúde. Estranho é que Denarium foi questionado várias vezes sobre a publicação do presidente e evitou se manifestar. Agora, ele tenta apresentar informações para convencer as pessoas de que Bolsonaro está errado. Mas a pergunta que fica é: onde está sendo usado o dinheiro da Saúde de Roraima? Isso Denarium não explica.

SEM SEDATIVOS

Vai completar um mês que as denúncias sobre a falta de sedativos no Hospital Geral de Roraima começaram a ser feitas. Considerando que Roraima tem um decreto em vigor que estabelece situação de emergência na Saúde e a medida de Denarium que isentou itens usados no combate à Covid-19, esse problema já deveria ter sido resolvido. É um absurdo que as famílias tenham que se virar para manter o paciente vivo. A oferta de um serviço público de qualidade é dever do Governo do Estado e Denarium tem que cumprir ou vai acabar com ações de improbidade administrativa.

FALTAM MÉDICOS

Agora foi a vez do Hospital de Mucajaí ser flagrado sem médico na unidade. O vídeo feito pelo vereador Joelson Costa (PL) revela condições precárias do hospital estadual de Mucajaí e denuncia a ausência de profissionais. Segundo o vereador, o Hospital Estadual Vereador José Guedes Catão só funciona porque a prefeitura tem colaborado com a cessão de servidores e até abastecimento da unidade. É lamentável!

FISCALIZAÇÃO?

O Ministério Público constatou a ausência de médicos no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis. Lá, um paciente que tinha sofrido um acidente de trânsito teve que ser removido para Boa Vista, mas morreu no trajeto. Essa situação podia ser evitada se o paciente fosse avaliado pelo médico plantonista. Porém, o órgão verificou que, apesar de um número considerável de pacientes internados ou aguardando por atendimento no Hospital de Rorainópolis, não havia médicos no local.

MULTA E BLOQUEIO

O governo chegou a ser penalizado financeiramente, assim como o secretário Marcelo de Lima Lopes, indicado pelo deputado Jalser Renier. O próprio secretário teve valores bloqueados por ter descumprido a decisão que pedia a organização imediata do atendimento médico no Hospital de Rorainópolis. Ainda assim, conseguiu reverter a decisão e ampliar o prazo para 30 dias. Aliás, esse prazo concedido pela Justiça está perto de acabar e, pelo visto, o governo não tem solução para a falta de médicos.

FIM DE CONTRATO

Seguindo a orientação de Jalser, Denarium decidiu colocar um fim ao contrato do Estado com a Cooperativa de Médicos. Era a cooperativa que fornecia a mão de obra profissional para o HGR e a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. A questão é que o governador mandou colocar fim no contrato da Cooperativa antes de organizar a nova equipe médica que ficaria no lugar desses profissionais. O resultado não poderia ser outro: falta de médicos.

SELETIVO

Para Denarium, realizar um seletivo seria a forma mais apropriada para contratar médicos e organizar o atendimento. Porém, no Brasil inteiro,  falta mão de obra. Por isso, o Estado segue para o terceiro seletivo e não consegue preencher as vagas. Por consequência, não atende a população com qualidade. Este é o terceiro seletivo lançado pela Secretaria de Saúde desde dezembro de 2020. Pelo visto, não há adesão dos profissionais. Será que o Estado consegue contratar novos profissionais de saúde?

SEM CIRURGIAS ELETIVAS

Pacientes estão se aglomerando na fila das cirurgias eletivas. Os procedimentos estão suspensos desde o começo do ano devido à pandemia, mas tem gente que está esperando há mais tempo. Nos relatos feitos pelos pacientes, há casos de pessoas que estão morando no HGR há cinco meses. O governo diz que não pode fazer as cirurgias para não comprometer o número de leitos destinados aos pacientes com sintomas graves da Covid. Porém, cada dia de espera para os pacientes que estão na fila das cirurgias eletivas, pode ser um dia a menos de vida para essas pessoas. A desculpa apresentada pelo Governo do Estado está defasada.

COBRANÇA

O deputado federal Ottaci (SD) que antes de concorrer ao cargo de prefeito da capital ativou o modo “vamos fingir que eu trabalho”, fez um vídeo cobrando providências da prefeitura no enfrentamento à pandemia. Ottaci vivia dentro do Hospital de Campanha e nunca colocou o pé no HGR ou na Maternidade para ouvir a condição das mães dos bebês e acompanhantes. No vídeo, Ottaci cobra a Prefeitura de Boa Vista a instalação de uma Unidade de Saúde 24 horas e ampliação dos postos e horários de vacinação contra a covid. A cobrança é até justa se não fosse um detalhe: quem fez.

NADA

Nesses anos de mandato, Ottaci nunca repassou nenhum centavo para ajudar a Prefeitura de Boa Vista a manter e melhorar os serviços de saúde. E não adianta contar a ajuda emergencial votada no Congresso Nacional, como uma ajuda para o município porque nessa votação, por exemplo, a opinião de Ottaci não faria a diferença. Mesm contando com valores de emendas individuais, o deputado segue ignorando as necessidades de Boa Vista, Se ele ajudasse mais, talvez o serviço estivesse ainda melhor.

MORTES

Ottaci usou dados do boletim emitido pela Seção para tratar do número de novos casos e mortes em Roraima. Mas, o deputado parece que não entendeu a atribuição dos entes governamentais envolvidos no combate à pandemia. As pessoas não estão morrendo nas UBS, elas morrem no Hospital Geral, que Ottaci nunca foi visitar. O deputado também parece não entender a dinâmica da distribuição de doses das vacinas. Para que a Prefeitura vacine mais pessoas é importante receber as doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde para os governos estaduais. Portanto, compete ao governador acelerar esse processo. Resumindo: Ottaci lembrou de cobrar coisas mínimas da Prefeitura, mas fechou os olhos para toda a barbaridade cometida por Denarium na gestão da saúde.

RESPIRADORES

O casos dos respiradores superfaturados ainda renda na Justiça Federal. No sábado (10), o juiz Felipe Bouzada Flores Viana determinou que os autos sejam encaminhados para julgamento. É que o ex-secretário Francisco Monteiro e o ex-coordenador Francivaldo Paixão não apresentaram as testemunhas que tinham dito à Justiça que iriam conseguir. Especialistas na área avaliaram à Coluna que isso pode ter sido uma estratégia para atrasar o processo, já que o acordo da CMOS Drake de devolver o dinheiro não eximiu a culpa dos ex-gestores públicos na compra superfaturada dos ventiladores. Tem muito pano para a manga!

Informações: Roraima em Tempo