Os rivais Barcelona e Real Madrid, que se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, dividem a família do defensor Marcos Alonso. Desde a infância, ele está acostumado a viver os dois lados do duelo.
“(Vivia o clássico) De uma maneira bonita, mas com gente dos dois lados, não? Meu avô obviamente apoiando o Real Madrid e meu pai apoiando ao Barcelona”, disse o jogador à ESPN.
O avô do lateral era Marcos Alonso Imaz, conhecido como Marquitos, que atuou de 1954 até 1962 no clube merengue. Ao lado de craques como Di Stéfano, Puskàs e Gento, ele venceu cinco vezes a Copa dos Campeões (atual Champions League) e outras cinco o Campeonato Espanhol.
Ele fez um gol na primeira final europeia da história, contra o Stade Reims, da França, quando empatou a partida em 3 a 3. O duelo terminou 4 a 3 para os merengues.
Já o pai, também chamado Marcos Alonso, defendeu o Barcelona de 1982 até 1987 – ao lado de Diego Armando Maradona – e conquistou LaLiga. Além disso, foi o grande herói do título da Copa do Rei de 1983 ao balançar as redes na vitória contra o Real Madrid na final.
Por conta deste histórico familiar, a vida do defensor é dividida entre os arquirrivais até mesmo durante os jogos. Ele utiliza uma caneleira com a foto do pai, que faleceu de câncer neste ano, e outra com a do avô.
O próprio jogador tem um longo passado no Real. Alonso fez praticamente toda a base no clube de Madri, mas curiosamente jogou apenas um minuto no time profissional, em 2010. No único jogo com a camisa merengue, o atleta entrou no fim do segundo tempo na vaga de Higuaín contra o Racing Santander.
Após deixar o Bernabéu, o espanhol demorou para engrenar na carreira. Rodou por Bolton, Sunderland e Fiorentina até se consagrar no Chelsea. Entre 2016 e 2022, virou um dos pilares da defesa dos Blues e faturou quase todos os títulos possíveis: Premier League, Copa da Inglaterra, Europa League, Champions League e Mundial de Clubes.
No fim da última temporada, ele resolveu deixar a Inglaterra e voltar ao time que consagrou seu pai: o Barcelona. Desde então, o jogador, de 32 anos, venceu a Supercopa da Espanha e se firmou como titular do técnico Xavi.
“Agora estamos tendo a oportunidade de preparar as partidas com mais tempo sem competições europeias. Dá tempo de recuperar e preparar para a partida. Obviamente é uma partida muito importante para nós. Não apenas pela rivalidade e por todas as pessoas que acompanha esse tipo de partida, mas também porque são três pontos muito importantes para o campeonato. Temos que ir 100% para brigar pelos três pontos”, disse Alonso.
O próximo passo é vencer o antigo clube do avô e dar um belo passo rumo ao título de LaLiga. o Barça lidera a competição com 56 pontos, nove a mais do que o Real.
“Temos que confiar em nós mesmos. Uma competição diferente dos últimos 2 jogos. Vamos nos preparar e trabalhar da mesma maneira: com humildade e ao mesmo tempo a confiança de que jogaremos em casa com nossa gente. São três pontos muito importantes para nós”.
Por ter passado pelo outro lado do clássico, ele sabe que não terá vida fácil no Camp Nou.
“Os resultados estão aí. É uma grande equipe e um grande elenco. Estão trabalhando juntos há muito tempo e conseguiram grandes coisas, não? Grandes jogadores, como nós também temos aqui. Sem dúvida será uma partida muito disputada. Esperamos sair vitoriosos”.
Onde assistir Barcelona x Real Madrid por LaLiga?
Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste domingo (19), por LaLiga, às 17h, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.