Secretária de Saúde municipal Regiane Matos reforça importância da vacinação contra Covid-19

Doses da vacina contra a Covid estão disponíveis nas UBS’s da capital; aumento no número de casos traz alerta da importância da vacinação

A Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista Regiane Matos em entrevista à rádio 93FM nesta terça-feira (22) reforçou sobre a medidas de prevenção e combate à Covid-19 na capital.

Regiane relembrou que o óbito ocorrido em Boa Vista, em razão da doença, foi de uma idosa que não havia tomado a vacina contra a Covid. E, reforçou que todas as UBS’s da cidade dispõe do imunizante, a principal forma de prevenção.

“O aumento no número de casos da Covid, volta novamente aquela preocupação. E precisamos nos preocupar com as medidas e cuidados […] Semana passada, tivemos o óbito de uma idosa aqui no estado por Covid. Essa não tinha nenhuma dose da vacina. A gente tem vacina em todas as Unidades de Saúde, então, porque não vacinar?”

Repasses de doses

Da mesma forma Regiane também disse que a capital vai receber a ‘vacina baby’ que vai atender crianças a partir de seis meses de vida.

“O imunizante vai atender crianças a partir dos seis meses à dois anos. Estamos aguardando o repasse do Estado. […] Está previsto para a gente receber um quantitativo de 3 mil doses que não é o suficiente para atender a nossa população faixa etária, porém a gente vai conseguir atender as crianças com comorbidades.”

drive thru

Regiane disse ainda que as ações de vacinação não ocorrem mais no formato drive thru porque a população já não comparecia mais nos pontos.

“haviam situação nas quais não havia uma pessoa para ser vacinada. Não havia demanda e adesão da população, então espero muito que neste momento, principalmente no aumento no aumento dos casos, que a população reflita sobre a importância da vacina. Ela evita as formas mais graves da doença“, disse.

Dados

Ainda conforme a secretária, 55% das pessoas estão com o esquema vacinal completo. A princípio, com a 1º dose, 68%.

“É muito importante que a população tenha essa consciência. A Secretária, a prefeitura está intensificando as medidas de prevenção e ações. No entanto, a população precisa fazer a parte dela. Por mais que tenha a vacina e o atendimento, se a população não tiver consciência, nós vamos continuar com o aumento dos casos e dependendo da situação, até registrar óbitos.”

Hospital da Criança

Do mesmo modo, Regiane falou sobre os atendimentos no único Hospital da Criança, Próximo ao local, existe anexado uma Unidade Básica de Saúde, que auxilia no atendimento das crianças em casos considerados menos graves.

“Diminui muito o impacto que tínhamos no hospital. Esses casos, quando são detectados são automaticamente triados e encaminhados para essa unidade de saúde anexo ao hospital. E diminui assim, parte do tempo de espera das crianças que demandam um atendimento maior com relação de urgência e emergência”, ressaltou.

Por fim, Regiane também falou dos desafios e demandas recebidas no único hospital infantil. Ela também lembrou da responsabilidade do Governo de Roraima em ofertar saúde de qualidade à população.

“Hoje o Hospital da Criança atende a demanda de todos os municípios, além da Venezuela, Guiana e a questão da imigração. O Governo do Estado tem que estar ciente da responsabilidade que ele deve ter com relação a esse atendimento nos demais municípios também.”