Inscrição para a primeira etapa do Revalida segue até segunda-feira (20)

Provas vão ser aplicadas no dia 5 de março

A inscrição para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023 segue até a próxima segunda-feira (20).

Dessa forma, a Inscrição deve ser feita pelo Sistema Revalida.

Taxa

Contudo, o valor da taxa de inscrição é R$ 410, e deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A prova vai em 5 de março. Os locais são Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o profissional que desejar participar do Exame, precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil.

Ele então precisa ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.

Etapas

Logo, o exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, com temas que abordam áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.

Assim, a primeira etapa é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco.

Contudo o aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O Inep vai divulgar o edital com o cronograma para a realização da segunda etapa.

A prova

Aplicado desde 2011, o Revalida tem assim, o objetivo de subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

Por fim, o exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil