Polícia faz apreensão recorde de 234 kg de skunk com rótulo do Simpsons em Roraima

Três pessoas foram presas em flagrante durante a operação. Há a suspeita de que o crime tenha ligação com o garimpo ilegal e segundo a Civil, essa foi a maior apreensão da droga no estado.

A Polícia Civil de Roraima apreendeu 234 kg de skunk com rótulo da animação ‘Os Simpsons’ durante uma operação realizada nesta quarta-feira (7). Três homens foram presos na operação que aconteceu em uma fazenda em Sumaúma, Alto Alegre, ao Norte de Roraima. A Civil afirmou que esta foi a maior apreensão deste tipo de droga “em toda a história” da instituição.

A prisão dos três suspeito, dois pilotos de uma aeronave de 67 e 42 anos e um técnico de segurança, de 43, foi o desdobramento de uma investigação que começou há dois meses, com a prisão de um técnico de informática que estava com 18 kg da droga.

Há a suspeita de que o crime tenha ligação com o garimpo ilegal. A Civil estima um prejuízo de R$ 2 milhões para o tráfico. Além da droga, foram apreendidos 600 litros de combustível para aviação, 240 munições, dois carros, um rádio comunicador, balança de precisão e uma pistola.

De acordo com a delegada geral adjunta da Polícia Civil e diretora do Departamento de Narcóticos, Darlinda Moura, um avião estava pousando na fazenda no momento da operação, mas abortou a aterrissagem após ver os agentes.

Anteriormente, a Civil informou que eram 223 kg de skunk. A droga foi encontrada escondida em uma mata e no momento da ação uma aeronave tentava pousar em uma pista clandestina e, ao ver o movimento, arremeteram e deixaram o local.

“No momento da prisão, uma aeronave estava pousando quando viram a aproximação da polícia, eles voaram novamente, por isso não foi possível fazer a apreensão da aeronave e nem das pessoas que estavam dentro da aeronave”, disse.

Ela disse que o dono da fazenda também será investigado. A delegada informou que há a suspeita de de ligação com o garimpo ilegal, mas ainda não é possível afirmar.

Sobre os rótulos nos tabletes, ela disse que é preciso saber a origem da droga para saber se o símbolo tem relação com qualquer organização criminosa.

A ação envolveu o Departamento de Narcóticos, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes e a Delegacia de Pacaraima. Os suspeitos foram levados para a Delegacia Regional de Entorpecentes (DRE) para realizar o auto de prisão em flagrante.

Os três homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e de munições.