Mulheres esperam há mais de um ano por cirurgias de retirada de mioma em Maternidade de Roraima

133

Mulheres que fazem tratamento médico pelo Sistema Único de Sáude (SUS) esperam há mais de um ano por cirurgias para retirada de mioma uterino pelo Hospital Materno Infantil, Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com uma paciente que deu entrada na maternidade na última quarta-feira (7) para a realização de uma cirurgia que espera há mais de um ano, uma médica do hospital teria informado que o procedimento seria cancelado porque não tinha anestesia, medicação e outras condições para que a cirurgia ocorresse.

Já Goevanna Perreira, além de mioma, ainda possui a doença de lúpus, o que agrava a situação na qual se encontra. A paciente possui documentos que comprovam cirurgia marcada para o dia 25 de setembro, no entanto, no dia 22 do mesmo mês, recebeu alta hospitalar.

“Me disseram que por falta de médicos estavam me dando alta e não tinha como eu ficar internada na maternidade. Continuo com sangramento e dor. Quando eu retorno, não me dão previsão e não sei o que fazer. Alguns remédios pego no posto e outros preciso emprestar dinheiro e comprar a medicação. O que eu mais quero é que essa cirurgia seja feita”.

O governo estadual por meio de nota, disse que as cirurgias eletivas ginecológicas estavam suspensas por conta da pandemia e que só estavam sendo realizadas cirurgias de urgência. Disse ainda que as cirurgias estão sendo retomadas de forma gradual desde o dia 29 de setembro.

Informações: G1 Roraima – Foto: Divulgação