Com cinco meses de espera por cirurgia em RR, paciente denuncia saúde estadual por negliência

Eduardo Rebson, de 30 anos, procurou a reportagem nesta segunda-feira (7) para denunciar que espera há mais de cinco meses por uma neurocirurgia solicitada no Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Já são meses nesta luta. A Secretaria de Estado da Saúde [Sesau] respondeu com mentiras, como sempre, na nota que enviaram sobre minha situação”, criticou.

Conforme o denunciante, ele tem perdido o movimento da mão após se acidentar no trabalho no dia 26 de junho, e sofrer negligência médica no Pronto Atendimento Cosme e Silva. À época, a Sesau disse que entrou em contato com o paciente.

Devido à demora no atendimento, o paciente relatou ao Roraima em Tempo que precisava de ajuda para custear uma cirurgia ortopédica de R$ 20 mil. Atualmente, com novos laudos, o procedimento neurocirúrgico está avaliado em R$ 100 mil, e ele aguarda lideração de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“A equipe médica alega que há necessidade de monitorização neurofisiológica intraoperatória [não disponível em Roraima]. Me encaminharam para um TFD, e o médico da junta falou para eu ficar ligando para saber se chegou material”, contou.

Rebson não considera a possibilidade de ser chamado para cirurgia. “Não vou ser chamado, pois não tem o equipamento. Hoje tenho laudos novos com o grau da lesão, mas preciso de novo orçamento feito pelos médicos. Acredito que não vá conseguir”, lamentou.

Interessados em ajudar podem entrar em contato pelos telefones (95) 99145-1884 ou (95) 99111-5434.

CITADA

A Sesau informou que a documentação do paciente foi aprovada pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, no dia 11 de novembro, para realização do procedimento cirúrgico na Santa Casa de Belo Horizonte.

“Ressalta, porém, que, devido à pandemia da Covid-19 e ao recesso nas unidades de saúde, o laudo do paciente foi devolvido ao Estado. Uma reavaliação será feita nas próximas semanas”, garantiu.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Arquivo Pessoal