Bebês com e sem sintomas da Covid são atendidos na mesma UTI da maternidade

Bebês com e sem sintomas de coronavírus têm sido internados na mesma UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. A denúncia é de funcionários da unidade, que optaram por não serem identificados.

As crianças recebem atendimento sem distinção, o que aumenta o risco de contaminação entre pacientes e profissionais. Conforme os denunciantes, o ideal seria existir uma separação entre a UTI neonatal convencional e uma UTI neonatal voltada exclusivamente para bebês com coronavírus.

De acordo com a denúncia, a delimitação ocorria na maternidade nos últimos meses, mas remanejamentos da coordenadoria de enfermagem fizeram com que as duas UTIs ficassem em um mesmo ambiente.

Além da falta de separação, a UTI atende além da capacidade. Um dos denunciantes afirmou que nove bebês são atendidos ao invés de sete. Para que todos os pacientes sejam assistidos, a coordenadoria usa o local de descanso dos profissionais para alocar mais leitos.

Esse espaço, conhecido como “conforto”, é usado principalmente por funcionários que ficam de plantão na maternidade, para que possam dormir por algumas horas. Sem local apropriado, funcionários acabam dormindo no chão.

“A capacidade máxima é sete, mas estamos com nove. O local de descanso dos profissionais se tornou uma extensão da UTI. Não temos lugar onde dormir, estamos dormindo no chão. Há rotatividade de mães e pais para visitar as crianças é grande, o que torna a taxa de transmissão enorme. Também há remanejamentos constantes de funcionários por perserguição”, contou.

Devido à superlotação, a diretoria da maternidade emitiu na semana passada uma portaria com o aviso de que grávidas em trabalho de parto devem dividir a mesma sala.

Essa não é a primeira vez que o Roraima em Tempo mostra a falta de separação de pacientes com e sem Covid-19 em uma unidade de saúde estadual. Em novembro, o Hospital Geral de Roraima (HGR) foi denunciado por não fazer a distinção entre pacientes internados com sintomas da doença e com outras enfermidades.

CITADA

A Secretaria de Saúde informa que seguindo o Plano de Contingência estabelecido para o enfrentamento da Covid-19 em Roraima o fluxo de atendimento no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré foi reorganizado, de forma que foi implantado um bloco de isolamento respiratório específico para o tratamento de pacientes com acometidos pela doença.

Esclarece que além do bloco de enfermaria exclusivo para as demandas relacionadas à Covid-19, há leitos de UTI Neonatal direcionados aos atendimentos de recém-nascidos acometidos pela doença. Trata-se de ambiente separado para garantir que seja assegurada a distinção entre o atendimento das demandas gerais não relacionadas à Covid-19.

É importante ressaltar que neste momento não há nenhum recém-nascido confirmado para Covid-19, havendo apenas bebês com suspeita da doença. Ressalta que estão sendo realizados ajustes na estrutura da Unidade, incluindo ampliação de leitos de UTI, para atender a demanda considerável, registrada nas últimas semanas.

Todas as medidas estão sendo adotadas de forma segura e organizada, após reunião e avaliação por todo o corpo clínico, técnico, neonatal e de gestão da unidade, uma vez que a gestão não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada, e zela pelo bom atendimento a todos os pacientes.

A direção faz um alerta importante para o atual cenário da pandemia e reforça aos familiares que ao receber alta e ir para casa o recém-nascido deve ficar em segurança, ou seja, é preciso evitar visitas, festas de recepção, comemoração de aniversário mensal, bem como é importante não levar os bebês para locais onde há aglomeração.

Reitera que tais medidas são necessárias para garantir que o bebê após receber alta médica continue saudável e não seja infectado pela doença.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação