Denúncia cita que há ‘tapurus’ em sonda de paciente no HGR

Insalubridade nos banheiros da unidade também foi outro ponto enfatizado por denunciante (Foto: Divulgação)

Uma denúncia feita por uma medida nesta quarta-feira (10) afirma que uma paciente internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) estava com “tapurus” na sonda. A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) compartilhou imagens nas redes sociais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nega.

Segundo a denunciante, além das larvas encontradas, banheiros da unidade estão completamente insalubres. “Não entendo isso! Inaceitável”, escreveu a ex-gestora. Ao acrescentar que mais de R$ 5,1 bilhões foram enviados para Roraima no ano passado.

Um acompanhante de um paciente confirmou que a situação de alguns banheiros da unidade é crítica. “As portas não têm trava e a descarga não funciona direito. Tem momentos que o odor é insuportável. Os profissionais se esforçam para manter limpor, mas nessas condições é difícil”, declarou em caráter reservado.

Está não é a primeira vez que animais são encontrados por pacientes nas unidades de saúde estaduais. Em agosto do ano passado, a reportagem mostrou que caramujos foram encontrados na comida servida aos pacientes e acompanhantes da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. À época, a Sesau disse que abriria uma investigação para apurar o caso.

CITADA

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou, em nota, que todos os banheiros dos Blocos A e B do HGR foram totalmente reformados e as imagens que circulam nas redes sociais não são verdadeiras e fazem parte de uma estratégia política desgastada.

“Sobre a imagem e denúncia de presença de ‘tapuru’ em sonda de paciente, a coordenação de Enfermagem do HGR nega o fato e esclarece que não há paciente internado no HGR que apresente essa característica”, ponderou.

A nota ressalta ainda que o Governo de Roraima lamenta a conduta profissional de servidores que provocam factoides e alimentam Fake News cientes de que não passam de inverdades, utilizadas politicamente para tentar desestabilizar a gestão de Governo. “E adianta que serão adotadas medidas administrativas para apuração dos fatos”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a médica citada na publicação de Teresa Surita, mas as ligações não foram atendidas, nem as mensagens respondidas. O espaço está aberto para manifestações.

Informações: Roraima em Tempo