Taxa de desempregados cresce 56% em RR e atinge marca histórica, diz IBGE

O número de desempregados em Roraima cresceu 56% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (16).

Segundo a pesquisa, o número de desempregados saltou de 25 mil, no 1º trimestre de 2018, para 39 mil no mesmo período de 2019, representando um aumento de 14 mil pessoas sem emprego. Este é o maior número registrado no estado desde o início do estudo, em 2012.

A variação percentual do ano passado para 2019 é de 4,7 pontos percentuais, considerado o maior de todo o país. Atrás de Roraima estão o Acre, com 3,6 pontos, Amazonas, com 2,0 e Santa Catarina com 0,7.

No setor privado de Roraima, 65,7% dos empregados possuíam carteira assinada nos primeiros três meses deste ano, representando 46 mil trabalhadores, e 34,3% trabalhavam na informalidade, apontando 24 mil.

O setor que mais emprega é o de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com 58 mil empregados no primeiro trimestre do mês, conforme o levantamento.

Este setor é seguido por comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 46 mil trabalhadores, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com 20 mil, e construção, com 19 mil.

No setor público, são 54 mil trabalhadores no estado, com 42 mil destes sendo militares e funcionários públicos estatutários, 11 mil trabalhando sem assinarem carteira e somente mil com a carteira assinada.

A pesquisa também aponta estabilidade no rendimento médio de todos os trabalhos, que ficou estimado em R$2,207. Este é considerado o maior da região norte pelo levantamento.

Informações G1 Roraima – Foto: Valdecir Galor/SMCS