Bombeiros empregam recursos e pessoal para resgatar perdidos na Serra Grande, mas ajuda é recusada

Perdidos na Serra: O grupo decidiu continuar a subida da serra com trilheiros da região e apenas três mulheres quiseram voltar (Foto: Divulgação)
Perdidos na Serra: O grupo decidiu continuar a subida da serra com trilheiros da região e apenas três mulheres quiseram voltar (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros registrou neste domingo um Boletim de Ocorrência no 5° DP, relatando a negativa de resgate de parte de um grupo de 15 pessoas que supostamente teria se perdido na Serra Grande, município do Cantá.

O BO foi registrado com o objetivo de respaldar a equipe, caso alguém viesse a sofrer algum acidente no local. As mulheres integrantes do grupo que aceitaram o resgate dos bombeiros e retornaram para Boa Vista foram citadas como testemunhas.

O problema começou quando um grupo de 15 pessoas adultas teria supostamente se perdido ao subir a Serra Grande, por volta de 9h da manhã de sábado (7), acompanhados de um guia de 17 anos. Um dos turistas teria conseguido sinal de celular e chegou a acionar o Corpo de Bombeiros por volta de 15h.

As buscas pelo grupo se iniciaram às 18h20, por uma equipe composta por três bombeiros, o subtenente Patrick Max, e os soldados Rutinaldo Santana e Vandenildo Silva. Por se tratar de um local de difícil acesso, os bombeiros levaram diversos equipamentos de salvamento em altura e primeiros socorros, mas só conseguiram localizar o grupo no domingo, próximo a uma região conhecida como “almoço”, um local plano onde os turistas param para se alimentar.

De acordo com o subtenente Patrick, pouco antes de o resgate chegar, os turistas foram encontrados por outras duas pessoas que estavam na região fazendo trilha.

Conforme adiantou o subtenente, a maior parte dos integrantes do grupo tinha decidido permanecer na Serra para tentar chegar ao topo, sob a orientação dos dois novos guias que se juntaram a eles.

O subtenente informou que insistiu para que todos retornassem, já que muitos estavam cansados e bem debilitados, porém, apenas três mulheres aceitaram retornar. Os outros 12 ficaram no local para continuar a caminhada até o topo.

Das três mulheres que retornaram com a equipe do Corpo de Bombeiros, uma ficou num sítio, na base da Serra, para recuperar seus pertences que estavam sendo carregados por pessoas do grupo, e as outras duas vieram para Boa Vista. A operação encerrou da 01 hora da manhã deste domingo.

O Corpo de Bombeiros lembra da necessidade das pessoas se certificarem de contratar guias que realmente conheçam a região, por se tratar de um local de mata fechada, muito íngreme e perigoso para quem se aventura pela região.

Informações: Folha de Boa Vista