Hábitos saudáveis – Academia Aberta inicia atividades em 11 praças de Boa Vista

Movimentar o corpo é fundamental na busca por uma vida mais saudável e equilibrada. A Prefeitura de Boa Vista oferece diversas opções gratuitas para que ninguém fique parado, o programa Academia Aberta é uma delas. As atividades recomeçaram nessa segunda-feira, 27.

De segunda a sexta são oferecidas, gratuitamente e ao ar livre, atividades físicas diversificadas, como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento. As aulas da Academia Aberta são realizadas por professores de educação física em 11 polos espalhados pela cidade. Pra fazer parte do programa é só chegar a um desses locais, com roupa e calçado adequados (Abaixo tabela com os polos e horários).

“Nós dividimos a cidade em zonas, como se faz em todas as cidades. Localizamos as principais praças que abrangessem a maior quantidade de bairros e de pessoas, para que todos pudessem participar”, explicou a professora Hérika Santos, que dá aulas no Velia Coutinho e na Vila Olímpica.

É preciso se mexer! Mais da metade da população de Boa Vista está acima do peso, cerca de 54%, de acordo com o levantamento da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) referente a 2018. A mesma pesquisa apontou que o número de obesos passou de 16%, em 2017, para 20%, em 2018.

Muito além da aparência, os hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. “A atividade física nos traz um bem-estar e o bem-estar nos provoca uma sensação gostosa de relaxamento, de eliminação do estresse do dia a dia e isso nos faz dormir, respirar e transpirar melhor. Tudo isso nos traz qualidade e nos torna um ser humano muito melhor”, garantiu a administradora Ronia Barker, frequentadora da Academia Aberta.

Sobre o Programa – A Academia Aberta é promovida pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista). “A prefeita Teresa Surita, em 2013, implantou a Academia Aberta com dois polos, hoje estamos com 11, fechamos o ano de 2019 com mais de 75 mil pessoas atendidas e incentivando cada vez mais a qualidade de vida da população”, lembrou o presidente da Fetec, Daniel Lima.

Academia Aberta, cronograma semanal:

Local

DIAS

HORÁRIO

PROFESSOR

Praça da Bandeira

Terça – Quinta

18h30 às 19h30

Profª Nathana Lindey

Praça Cabos   e Soldados

Segunda – Quarta – Sexta

19h30 às 20h30

Profº Leonardo Mendonça

Praça Caimbé

Terça – Quinta

20h às 21h

Profº Marcio Souza

Praça Cruviana

Terça – Quinta

19h às 20h

Profº Igor Felipe

Palco Germano Sampaio

Terça – Quinta

19h30 às 20h30

Profº Leonardo Tupinambá

Praça Mané Garrincha

Segunda – Quarta – Sexta

18h45 às 19h45

Profº Nathana Lindey

Praça do Mirandinha

Segunda – Quarta – Sexta

18h30 às 19h30

Profº Priscila Lima

Praça do Pérola

Terça – Quinta

18h30 às 19h30

Profº Priscila Lima

Praça do Satélite

Segunda – Quarta – Sexta

19h às 20h

Profº Igor Felipe

Praça Velia Coutinho

Segunda – Quarta – Sexta

19h30 às 20h30

Profº Hérika Santos

Vila Olímpica

Segunda – Quarta

8h às 9h

Profª Hérika Santos

Segunda – Quarta – Sexta

19h45 às 20h45

Profº Marcio Souza