China construiu hospital em 10 dias. Roraima não consegue erguer um simples Bloco no HGR em 8 anos

Guardadas as devidas proporções, claro, mas é interessante estabelecer o comparativo, porque enquanto a China conseguiu erguer do chão um hospital para 1.500 leitos em 10 dias, o Governo de Roraima não consegue concluir um único bloco no Hospital Geral de Roraima há 7 anos.

Após dez dias de obras, a agência estatal Xinhua informou que a construção de um dos dois hospitais provisórios em Wuhan, na China, que vão receber os pacientes que estão infectados pelo novo Coronavírus, terminou neste domingo (02), dentro do prazo dado pelo governo. O hospital vai abrir as portas hoje (03).

No caso da China, além da tecnologia, do emprego de milhares de trabalhadores e centenas de máquinas – e muito dinheiro, claro – há compromisso com as causas e os recursos são empregados com responsabilidade. A saúde pública é levada a sério.

No nosso caso, não. O simples anexo do HGR já consumiu quase 10 anos e ainda se encontra em fase de acabamento. Teve início no governo de José de Anchieta (já morto), passou pelo curto período do governo de Chico Rodrigues, singrou todo o governo desastroso de Suely Campos e já tomou um ano do governo de Antonio Denarium.

A obra técnica não é assim tão volumosa pois terá apenas 40 leitos de UTI, 120 leitos de internação e 10 novas salas de cirurgia, além de enfermarias e demais dependências de atendimento ao público.

Nessa quase uma década, a obra já foi auditada, paralisada por suspeita de desvio de dinheiro no tempo de Suely, e só agora na gestão atual é que apressaram apressar o passo com promessa de que será equipado e entregue neste ano de 2020.

Obra foi retomada no ano passado, com investimentos do projeto inicial em cerca de R$ 35 milhões, de recursos de financiamento junto ao Banco do Brasil, sem contar o acréscimo do novo processo (R$ 15 milhões) que ainda foi licitado na gestão atual. A previsão de entrega da obra é para o mês de setembro deste ano.

Informaçoes: Blog do Perônico