Coleção Leitura – Ler, ouvir e compreender são os principais objetivos de projeto implantado na rede municipal de ensino

Os alunos da rede municipal de ensino estão aprendendo e aperfeiçoando a leitura de uma forma diferenciada, através da Coleção Leitura, do Instituto Alfa e Beto. Implantado pela Prefeitura de Boa Vista como piloto em 2019, este ano o projeto está se consolidando em toda a rede, chegando a 926 turmas do 2º ao 5º ano.

Como funciona? A leitura por meio da Coleção é feita primeiramente pelo professor, onde os alunos aprendem através de uma escuta lenta, desenvolvendo a imaginação, ampliando o vocabulário, contemplando linguagens diferenciadas e trabalhando a concentração. A atividade é feita em dupla pelos alunos, onde se trabalha em sala de aula a empatia, socialização e a interação entre os colegas.

O objetivo da Coleção é desenvolver nas crianças as habilidades de compreensão de texto, o gosto e o hábito pela leitura. Ao longo do ano, as turmas explorarão 20 livros, onde cada um é lido em profundidade por duas semanas. E a cada aula se desenvolve uma ou duas habilidades. A coleção contém livros que abrangem cinco áreas, tais como Literatura, História, Geografia, Ciências e Artes.

Para a aluna Ana Caroline, 10 anos, do 5º Ano C da Escola Municipal Profª. Amazona de Oliveira Monteiro, os livros são importantes para o melhor desempenho dela e de seus colegas em sala de aula “Eu adoro ler e esse projeto ajuda muitas crianças a se empenharem a ler e escrever melhor”, disse.

Cada escola recebeu da prefeitura 600 livros da coleção para dinamizarem a leitura em sala de aula. Para a professora Cristiane Ferreira, também da Escola Amazona de Oliveira Monteiro, o objetivo é fazer com que o aluno se torne protagonista da sua história e para isso precisa de conhecimento e o hábito frequente da leitura. 

“Qual a principal base do conhecimento? É a leitura. Nós professores lemos com eles para que ouçam atentamente e através das nossas perguntas chaves a respeito do que foi lido, fazemos com que parem para pensar, analisar e lembrar o que leram, estamos trabalhando a compreensão. O aluno vai aprender se não sabe e vai aperfeiçoar se já sabe”, explicou a professora.

Projeto da Amazona incentivou os alunos a se tornarem autores de livros

Defensora dos livros, da leitura e da escrita, a professora Cristiane criou em 2016 o projeto “Pequenos leitores, grandes autores”, em que colocou a criança como autora de seu próprio livro. Começou com 79 alunos, em 2019 mais de 550 pequenos escritores tiveram a oportunidade de ter seus próprios livros publicados através da parceria com a Estante Mágica.