Roraima registrou 236 ocorrências de incêndio nos dois primeiros meses de 2020

Roraima registrou 236 ocorrências de incêndio nos dois primeiros meses de 2020, revela levantamento do Corpo de Bombeiros (CBMRR). Os dados apontam que o maior índice de queimadas se concentra em terrenos baldios, tanto na capital quanto no interior. Em seguida estão os incêndios florestais, com 93 casos atendidos em janeiro e fevereiro.

Mesmo com a diminuição dos focos de calor, a taxa de ocorrências ainda é preocupante, avaliou o secretário executivo da Defesa Civil, Coronel Cleudiomar Ferreira. Para ele, a instituição tem feito trabalho redobrado em Boa Vista.

“A população não pode atear fogo em nada. Se presenciar um incêndio deve comunicar à instituição. É importante ressaltar que os Bombeiros continuam atentos durante o período seco em Boa Vista”, frisou.

Neste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou aumento de 16% nos focos de queimadas na primeira semana de janeiro. Em fevereiro, os focos recuaram em mais de 20%.

“A população tem costume de limpar terrenos por meio da queima, mesmo sabendo que é ilegal. No interior, por exemplo, há ocorrências de queima para o plantio. Entretanto, existe um calendário de queimadas e tem todo um processo dos órgãos de fiscalização ambiental. Por isso, não recomendamos a queimada sem consulta e acompanhamento”, explicou o Tenente Macksuel.

Já na área urbana é recomendado que não seja ateado fogo em momento algum, pois é prejudicial à saúde, principalmente neste período mais seco. De acordo com a instituição, durante o atendimento é identificado se o fogo foi intencional ou não.

“Não tente fazer o combate, não chegue próximo para fazer fotos ou vídeos devido aos riscos de problemas respiratórios,” orientou o Tenente.

PUNIÇÃO

Pelo artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em matas ou florestas pode resultar em uma pena variável de dois a quatro anos e multa, em caso de crime doloso (intencional), ou de seis meses a um ano e multa, se culposo. O valor da multa varia entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare.

Informações: Roraima em Tempo