Transparência da ALE: MPRR requer pagamento diário de R$ 150 mil reais por descumprimento de sentença

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) pediu na Justiça o cumprimento de sentença judicial que obriga a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima a promover a correta implantação do Portal da Transparência da instituição.

No pedido, o MPRR, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, requer o pagamento de multa diária no valor de R$ 150 mil a ser pago pelo presidente da Casa, Jalser Renier, em razão do descumprimento. O documento foi protocolado na quarta-feira, 18 de novembro.

A sentença, que ainda cabe recurso, foi deferida em maio de 2019. Após tomar ciência da decisão, a Assembleia Legislativa recorreu da liminar, porém foi negada pela Justiça.

Na ação civil pública, o MPRR pediu que a Justiça obrigasse a Assembleia a atualizar o Portal da Transparência com informações sobre relação dos servidores públicos com respectiva lotação, orçamento, relatório de gestão fiscal, prestação de contas, pagamento de pessoal com cargos comissionados e de confiança, temporários e efetivos.

O MPRR requereu também a publicidade de gastos individualizados de cada deputado, pagamentos realizados em nome de pessoas físicas e jurídicas que forneçam ou prestem serviços à ALE, os valores pagos e procedimentos licitatórios nas diversas modalidades a realizar e já encerradas, bem como, as demais informações previstas no Artigo 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o Promotor de Justiça, Luiz Antônio Araújo de Souza, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, a existência do portal da transparência atualizado e acessível é dever de todo administrador público.

“É uma ferramenta que possibilita o controle social por parte da sociedade, o qual tem o direito de conhecer e questionar, se necessário, a correta aplicação dos recursos públicos”, destacou o Promotor de Justiça.

A reportagem do site radiopanoramicafm.com entrou em contato Superintendência de Comunicação da Ale/RR e aguarda retorno.

Informações: Comunicação/MPRR – Foto: Supcom/ALERR