‘Boa Vista é modelo para o Brasil’, diz ministro sobre ações voltadas a crianças

Ministro Osmar Terra foi convidado pela prefeita Teresa Surita (MDB) para ser o padrinho da primeira infância em Boa Vista
Ministro Osmar Terra foi convidado pela prefeita Teresa Surita (MDB) para ser o padrinho da primeira infância em Boa Vista

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, declarou na manhã desta quarta-feira (12) que Boa Vista é modelo para o Brasil em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O anúncio foi feito durante o Fórum Nacional da Primeira Infância, que ocorre no Teatro Municipal da capital. O evento segue até quinta (13).

“Estamos usando Boa Vista como exemplo, tanto é que as organizações internacionais que nos apoiam vêm trabalhar com o piloto de Boa Vista. Hoje (no fórum) temos pessoas de vários lugares do mundo como Holanda e China, por exemplo”, disse.

Desde 2016 o Ministério da Cidadania desenvolve o programa “Criança Feliz”, que teve como base o “Família que Acolhe”, criado pela prefeitura de Boa Vista. O programa atende famílias com crianças de zero a seis anos com o objetivo de garantir o desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

Para Osmar Terra, quanto mais cedo se investe em programas de apoio à família, maiores são as chances para que as crianças possam se desenvolver e aprender na escola. “Faz toda a diferença na aprendizagem os estímulos que a criança recebe nas fases iniciais da vida”, comentou.

O ministro ainda afirmou que a prefeita Teresa Surita (MDB) promove ações que vão além das previstas pelo programa do Governo Federal por meio de visitas domiciliares, intervenções urbanas e atendimento médico.

“Esse é um trabalho para todos, que não tem classe social e de conhecimento, onde todos precisam conhecer esse estudos novos que mostram a diferença que é cuidar da primeira infância quando a pessoa se torna adulta”, declarou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Márcio Vinícius, por ano são investidos cerca de R$ 20 milhões no “Família que Acolhe” com recursos próprios da prefeitura, para custear a estrutura do programa, atendimentos, capacitação e na concessão de benefícios às gestantes.

“Essa é uma política que foge da tradicional. Ela é uma política integrada, onde todas as secretarias participam. No nosso caso educação, saúde, assistência social, comunicação, obras e finanças, que alocam recursos dentro da sua estrutura investindo na primeira infância”, explicou o secretário.

Ao final do evento, o ministro anunciou a doação de quatro micro-ônibus para a Rede de Proteção Social e Espacial do Sistema Único de Saúde de Roraima, sendo dois para a capital, um para o município de Caroebe e outro para Alto Alegre, investimento equivalente a R$ 1,1 milhão.

Fórum Nacional da Primeira Infância

Prefeita Teresa Surita apresentou os resultados do programa em Boa Vista durante o evento

O fórum começou nesta quarta-feira (12) e segue até quinta (13) para discutir a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida de uma pessoa.

Pela manhã, o evento reuniu cerca de 1,3 mil pessoas e contou com a participação autoridades e especialistas nacionais e internacionais. Na ocasião, o ministro da Cidadania Osmar Terra foi convidado para ser o padrinho da primeira infância em Boa Vista.

Informações: G1 Roraima