Prefeito Arthur Henrique explica estratégia de vacina em Boa Vista

“É preciso ter cautela. Neste primeiro momento, vamos receber um número pequeno", disse Arthur

Durante a entrevista à Rádio Tropical nesta terça-feira, 19, o prefeito Arthur Henrique esclareceu como serão os procedimentos de vacina em Boa Vista neste primeiro momento. A distribuição das doses é feita pelo governo federal ao governo estadual, que em seguida faz a destruição aos municípios. Boa Vista ainda não recebeu o repasse.

“É preciso ter cautela. Neste primeiro momento, vamos receber um número pequeno. São 87 mil doses para Roraima. São aplicadas duas doses em cada pessoa e grande parte será entregue às comunidades indígenas”, disse Arthur.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 77 mil doses serão destinadas a indígenas. As outras 10.360 doses, que serão aplicadas em 5.180 pessoas em Roraima, serão distribuídas aos grupos prioritários: profissionais de saúde que estejam lidando diretamente com a pandemia, pessoas idosas que residam em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência, acima dos 18 anos, morando em residências inclusivas (institucionalizadas).

O calendário de vacinação destes grupos prioritários, assim como a logística necessária para a eficácia da ação, será divulgado em breve, após o repasse das doses ao município de Boa Vista.

“É importante destacar que todas as UBSs de Boa Vista estão equipadas e preparadas para iniciar a vacinação, mas, neste primeiro momento, ela acontecerá para o público interno, que está ligada diretamente ao enfrentamento da covid. Esses grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, por isso é importante que todos continuem tomando os cuidados necessários”, explicou.

Arthur explicou os prejuízos à população com as emendas à LOA 2021 aprovadas pelos vereadores

As emendas aprovadas pelos vereadores são inconstitucionais. De acordo com Arthur, o regimento interno da própria Câmara prevê que os parlamentares podem propor emendas em até 20 dias da leitura da lei em plenário e esse prazo se esgotou em 26 de outubro de 2020.

“As manobras de um grupo de vereadores, além de prejudicar a população, são inconstitucionais. Estamos aguardando a Câmara encaminhar a LOA para apreciação. Vamos analisar com a Procuradoria-Geral do Município a legalidade dessas emendas e tomar a decisão que não prejudique o andamento do trabalho realizado há oito em Boa Vista e aprovado pela população”, disse Arthur.

O prefeito ressaltou ainda que são 19 dias à frente da prefeitura sem o orçamento publicado, o que dificulta o seguimento das ações. As emendas aprovadas afetam diretamente as classes cultural, artística, esportiva e o meio turístico envolvidos no Boa Vista Junina, Natal da Paz e a Corrida Internacional 9 de Julho. O município ficou impossibilitado de ajudar muitas pessoas que têm sofrido com perdas financeiras por conta da pandemia.

“A cultura foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia, pois existem pessoas que dependem disso financeiramente. As emendas inviabilizam o Teatro Municipal, podendo fechar. Prejudicam também o funcionamento do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), o apoio aos artistas locais e acabam com as escolinhas da Vila Olímpica, feirinha de artesanato e a parceria com o futebol amador e demais atividades esportivas”, explicou.

As emendas de apenas um vereador retira ainda R$ 20 milhões da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, prejudicando consideravelmente os serviços de manutenção da cidade, como limpeza de ruas, feiras, praças, limpeza de canais e galerias. Desse total, R$ 9 milhões foram direcionados para aumentos salariais e verbas de gabinetes dos vereadores.

Arthur enfatizou que, nos últimos oito anos, Boa Vista se transformou com o trabalho realizado por ele e a ex-prefeita Teresa Surita, principalmente na área da saúde. “Hoje temos o melhor Hospital Infantil do país. Local equipado e com profissionais capacitados para atender crianças de todo o estado e também dos países vizinhos”, frisou.

“Em 2013 tínhamos sete unidades básicas de saúde funcionando, hoje são 34. Na pandemia conseguimos fazer um trabalho importante com a população, oferecendo testes, medicamentos e um atendimento de qualidade, isso mostra o quanto a gestão se preocupa com a saúde do município. Tudo isso só foi possível ser feito depois de muito planejamento”, ressaltou.