Sindicato de Agentes de Endemias do Estado anuncia paralisação

Entre os motivos da paralisação está a mudança do regime de contratação, o afastamento do grupo de risco e a manutenção dos equipamentos de proteção individual (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do Estado de Roraima (Sindacse-RR), decidiu parar as atividades por três dias, começando em 1 de fevereiro.

A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã dessa quinta-feira (21), acatando pedido constante no oficio número 1692, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que previa a paralisação para esta quinta.

Entre os motivos da paralisação está a mudança do regime de contratação, rateio aos agentes de combate a endemia, afastamento do grupo de risco, manutenção dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento com psicólogos, entre outros.

“Para que todos os sindicalizados tomem conhecimento do que foi deliberado na Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro de 20121, dos trabalhadores e trabalhadoras agentes comunitário de saúde e agentes de combate a endemias do município de Boa Vista”, disse.

Foi deliberada ainda que a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, os agentes Comunitário de Saúde não irão mais realizar serviços internos como administrativo, agente de portaria e demais funções que não estão relacionadas às atribuições prevista em lei 11.350.

Além disso, a partir do dia 25 de janeiro, os agentes Combate às Endemias farão o número mínimo de visita exigida pelas Diretrizes Nacionais do SUS (Sistema Único de Saúde), com apenas 20 visitas diárias além do prevista em lei 11.350.

“Diante disso, convocamos todos os nossos sindicalizados para respeitar e fazer adesão aos encaminhamentos da Assembleia Geral do Sindacse”, afirmou Pereira.

Informações: Folha de Boa Vista