Arthur Henrique inaugura sede de Serviço Especializado em Segurança em Medicina do Trabalho

O vice-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique entregou, na manhã desta sexta-feira, 24, a sede do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), na Praça João Mineiro, bairro São Francisco. Antes, o serviço funcionava em uma sala no prédio da Junta Médica no Centro da cidade.

O novo prédio conta com espaços para acomodar todos os profissionais que fazem parte do SESMT, como: engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros civis e técnicos de segurança do trabalho.

De acordo com Arthur Henrique, a implantação do SESMT faz parte da política de valorização dos servidores municipais. E que a nova estrutura vai melhorar as condições dos trabalhos da instituição.

“Há dois anos nós implantamos o SESMT na Prefeitura de Boa Vista. É uma referência para o Brasil, porque são poucas as prefeituras que têm um departamento ou uma superintendência que trabalha especificamente no foco da qualidade e de saúde dos servidores. Uma infraestrutura nova de trabalho para que eles tenham condições de realizar laudos, fazer exames admissionais, de acompanhamento dos servidores durante a carreira profissional. E, é um ambiente adequado e agradável de trabalhar”, destacou Henrique.

Com o surgimento da pandemia da covid-19 o SESMT está sendo estratégico na criação de protocolo de combate propagação do vírus. “Valeu muito a pena ter algo deste tipo agora, uma vez que foi o responsável por criar os protocolos novos agora para o retorno das atividades normais da prefeitura após o distanciamento social. Então, é uma equipe que tem que ser valorizada”, finalizou Arthur Henrique.

SESMT – É responsável por planejar, implantar e gerenciar programas de ações preventivas, ligados a Segurança e Medicina do Trabalho, nos serviços prestados pelos servidores do município. Esses programas objetivam:

• Identificar os riscos facilitando a neutralização;

• Prevenir a falha humana no trabalho;

• Prevenir doenças relacionadas ao trabalho;

• Prevenir acidentes de trabalho;

• Fornecer qualidade de vida no ambiente de trabalho;

• Evitar perdas financeiras e humanas;

• Servir de suporte para os exames médicos necessários;

• Diminuir os gastos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;

• Aumentar a produtividade;

• Promover a saúde e segurança dos servidores do executivo municipal.