Procon Boa Vista volta a atender a população de forma presencial

O Procon Boa Vista retornou o atendimento presencial na sede localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé, bairro Caimbé. No entanto, para evitar aglomerações e filas, os consumidores devem seguir todos protocolos de segurança e prevenção, como uso de máscaras e do álcool em gel disponível no totem instalado na sala.

De acordo com a secretaria executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, apesar da reabertura, o atendimento será limitado, sendo de dois a três consumidores por vez, para evitar as aglomerações. Entre um atendimento e outro, os funcionários higienizam o balcão de atendimento e os equipamentos de trabalho.

Além disso, Sabrina ressalta que a população deve priorizar o contato por telefone e por e-mail, mesmo com a volta do atendimento presencial. “Os canais eletrônicos permanecerão em funcionamento conforme praticado durante o período de distanciamento social. A reabertura das atividades no órgão não impede que o consumidor possa continuar sendo atendido à distância”, disse Sabrina Tricot.

Durante o período de isolamento social, o PROCON Boa Vista esteve fechado para o atendimento presencial, e mesmo assim, todas as demandas dos consumidores foram atendidas de forma remota.

“Nesse período, o número de reclamações reduziu. Até o dia 10 de agosto, foram recebidas cerca de 1.200 queixas. Dentre elas, denúncias de preços abusivos, contratos educacionais, telefonia fixa e móvel, serviços essenciais, entre outros”, informou o coordenador do Atendimento do Procon Municipal, Márcio Amorim.

Para formalizar a reclamação, durante o atendimento presencial, os consumidores devem apresentar os documentos pessoais, além de outros que comprovam a relação de consumo, como notas fiscais, folhetos ou anúncios publicitários, contratos, rótulo ou embalagem dos produtos, boletos bancários, recibos, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço.

“Os consumidores que sejam representados por procurador, devem apresentar a procuração. Atualmente, o Procon Municipal utiliza a base do Pró-consumidor, sistema criado pelo Ministério da Justiça/Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon para facilitar o atendimento e agilizar as demandas”, disse Márcio Amorim.

Sabrina Tricot, comentou que a expectativa é aprimorar as ferramentas virtuais que atendam a necessidade dos consumidores e se adequem a essa nova realidade provocada pela Pandemia da COVID-19.

“Para atender nossos consumidores, o Procon Boa Vista instalou novo espaço para atendimento ao público, a fim de proporcionar mais conforto e comodidade aos consumidores que procuram o órgão para o registro de suas reclamações”, disse.

O consumidor que se necessitar obter mais informações poderá solicitar por E-mail www.procon@boavista.gov.rr.gov.br ou ainda pelos novos números de telefone: (95) 08403-0771, (95) 98400-4997 e (95) 98400-5720.

O PROCON Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar – sala 2. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h às 18h.