Deputado pede anulação de decreto que o torna inelegível

Odilon Filho teve as contas reprovadas pela Câmara de Caracaraí, quando era prefeito do município
Odilon Filho teve as contas reprovadas pela Câmara de Caracaraí, quando era prefeito do município

Após a Procuradoria Regional Eleitoral em Roraima pedir a cassação do diploma do deputado estadual Antônio Eduardo Filho, conhecido como Odilon Filho (Patriotas), o parlamentar encaminhou documento à Câmara Municipal de Caracaraí para pedir a anulação de um decreto da Casa Legislativa.

O deputado teve a prestação de contas reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) do período em que foi prefeito de Caracaraí, sul de Roraima, entre 2004 e 2012. No documento dirigido à Câmara, Filho afirma ter recebido um curto prazo para a apresentação de defesa de um caso de alta complexidade.

A defesa alega ainda que o processo referente às contas da Prefeitura de Caracaraí, relativas ao exercício de 2010, foi julgado de forma irregular em maio de 2018. No documento, o parlamentar pede a reconsideração da decisão, pois, segundo ele, os embargos preenchiam os pressupostos necessários, ou seja, as contas estavam corretas.

O parlamentar já foi condenado a devolver mais de R$ 200 mil aos cofres públicos, mas recorreu da decisão ao Pleno do TCE-RR. Para a defesa de Odilon Filho, o Tribunal de Contas do Estado não poderia ter encaminhado as contas do então prefeito para julgamento na Câmara Municipal de Caracaraí antes de apreciar o Embargo de Declaração apresentado pelo deputado ao Tribunal. Este é o último recurso a ser observado pelos conselheiros do órgão fiscalizador.

Como a Câmara do município condenou as contas enviadas pelo Tribunal de Contas, com o Decreto 001/2018, a defesa alega que o processo de prestação de contas não foi julgado de forma definitiva, logo, o julgamento feito pela Casa Legislativa de Caracaraí deve ser anulado. O decreto está vigente devido a uma decisão da Comarca de Caracaraí.

Processo – O parlamentar Odilon Filho responde a esse processo desde a saída dele da prefeitura de Caracaraí. A câmara dos vereadores reprovou as contas apresentadas pelo ex-prefeito, em consonância com o TCE. Com a votação, Odilon estaria inelegível e não poderia concorrer devido à Lei da Ficha Limpa.

Filho teve 4.523 votos nas eleições de 2018, sendo o 12º deputado da Casa Legislativa estadual mais votado. O político foi empossado no dia 1º na Assembleia. Durante o pleito, houve manifestação para que o deputado não concorresse ao cargo, justamente pela condenação que tem.

Caso o diploma de Odilon seja cassado, a mesa diretora da Assembleia Legislativa é informada para tomar as medidas cabíveis que passa por afastamento e até cassação do mandato do deputado. Ele já teve dois mandatos eletivos como prefeito de Caracaraí.

Informações: Roraima em Tempo