Há risco de forro do Hospital das Clínicas cair sobre pacientes, denuncia deputado

Inaugurado em março do ano passado, o Hospital das Clínicas passou a receber pacientes sete anos após começar a ser construído (Foto: Secom/RR)
Inaugurado em março do ano passado, o Hospital das Clínicas passou a receber pacientes sete anos após começar a ser construído (Foto: Secom/RR)

O deputado estadual Nilton do Sindpol (Patri) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para denunciar que as placas que compõem o forro do Hospital das Clínicas estão para cair “na cabeça dos pacientes”. A declaração ocorre após visita do parlamentar à unidade de saúde. Ele pediu providências ao Estado.

“No segundo piso, as placas do forro se movimentam quando venta. Havia placas na iminência de cair na cabeça que estava na maca. Chegou um senhor com um pedaço de madeira e eu fiquei sem entender num primeiro momento. Quando acontecia a movimentação [do forro], ele colocava no lugar”, detalhou Nilton.

Inaugurado em março do ano passado, o Hospital das Clínicas passou a receber pacientes sete anos após começar a ser construído. A unidade custou mais de R$ 32 milhões aos cofres públicos e tem 120 leitos. O hospital sempre esteve em meio às denúncias de pacientes e profissionais da saúde, seja por falta de materiais e até mesmo equipamento.

Nilton faz parte da Comissão Parlamentar que investiga irregularidades na Secretaria de Saúde (Sesau). Ele disse que o Poder Legislativo tem feito o trabalho e contribui para uma saúde melhor. Contudo, acusou o Executivo de espalhar inverdades, principalmente sobre cirurgias eletivas (não urgentes).

“Pacientes da cirurgia ortopédica continuam sem resposta de quando vão ser operados. Temos que reivindicar pelos cidadãos. São diversas as necessidades das pessoas. Mais uma vez houve reclamação sobre a comida, que chega atrasada. Os pacientes recebem alimentação por volta de 13h30. A questão é grave”, complementou.

SESAU

A Sesau esclarece que as informações sobre precariedade no 2º Piso do HC (Hospital das Clínicas) são improcedentes. A atual gestão da unidade revisou toda a estrutura do ambiente antes de sua utilização.

Sobre a alimentação, a direção da unidade informa que são oferecidas 180 refeições por mês (6 por dia) e no mês de outubro houve apenas um relato de atraso durante esse período. O dado consta, inclusive, em relatório que é entregue mensalmente à gestora do contrato.

Com relação aos pacientes que aguardam procedimento cirúrgico, o HC informa que 28 pessoas estão internadas atualmente na Unidade, aguardando por cirurgia ortopédica e nenhuma pessoa aguarda desde o ano passado.

Sobre as cirurgias Bucomaxilofacial, os pacientes que ainda permanecem na lista de espera são demandas judiciais de anos anteriores, que deixaram de ser feitas à época. A atual gestão não possui demandas judiciais e as cirurgias estão ocorrendo normalmente.

A Secretaria ressalta que não têm medido esforços para atender as necessidades das unidades hospitalares de Roraima. A Sesau lamenta que informações infundadas estejam sendo disseminadas com o único propósito de prejudicar os trabalhos que são desenvolvidos em favor da população.