Fossas estouradas causam doenças em presos na penitenciária de Roraima, denuncia sindicato

Única fonte de água potável no presídio foi contaminada por fezes e dejetos despejados de esgoto, afirma entidade (Foto: Divulgação)
Única fonte de água potável no presídio foi contaminada por fezes e dejetos despejados de esgoto, afirma entidade (Foto: Divulgação)

Ao tomar conhecimento de várias doenças em presos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), a maior unidade prisional do Estado, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (SINDAPE-RR) emitiu nota sobre o que estaria contribuindo para a situação.

“Na Penitenciária Agrícola quase todas as fossas sépticas estão estouradas. Por esse motivo, os presos estão se contaminando e os servidores correm sérios riscos. O poço artesiano da unidade prisional está em condições impróprias para consumo, pois a única fonte de água potável no presídio foi contaminada por fezes e esgoto”, afirma a nota.

Entre as doenças mais comuns, segundo o sindicato, estão sarnas e diarreias. Além disso, há um surto de catapora na unidade. A entidade ressalta que a situação crítica em que se encontram várias fossas tem comprometido o estado de saúde dos detentos.

“Este fato tem levado a maioria da população carcerária da unidade a contrair enfermidades intestinais. Os plantonistas que trabalham na PAMC têm comprado com recursos próprios água mineral para consumir, pois temem serem contaminados”, frisou.

A categoria lamentou a forma como a gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) tenta esconder das autoridades situação classificada como ‘calamitosa’, e que a pasta deveria informar aos órgãos competentes e ao governo, para que providências sejam tomadas.

“O Sindicato foi proibido de fazer imagens das omissões praticadas na PAMC pela gestão da Sejuc e clama às autoridades que façam uma visita urgente na Penitenciária, e registrem em fotos e vídeos. Como se já não bastasse falta de combustível nas viaturas, agora estamos enfrentando um local de trabalho com fedor horrível”, criticou o sindicato.

SEJUC

A Sejuc informa que em relação às fossas sépticas, a empresa que está executando a obra de reforma na Pamc está providenciando as balas de infiltração para solucionar o problema.

Vale destacar que a Pamc é um presídio construído na década de 80 e hoje está passando pela primeira grande reforma para adequação de todos os espaços, garantindo segurança e conforto aos reeducandos.

Sobre a suposta denúncia de contaminação da água, a informação não procede. Há laudo técnico científico confirmando que a água está própria ao consumo humano.

Em relação aos surtos e diarréias, a Sejuc informa que tem um médico em atendimento na unidade prisional durante os períodos da manhã e tarde, e nada foi relatado sobre o assunto. Ainda assim, é importante destacar que há tratamento disponível na unidade prisional, com devido acompanhamento médico.

Informações: Roraima em Tempo