Bope faz operação em prédio ocupado por venezuelanos no Centro de Boa Vista

Policiais militares Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fizeram uma fiscalização no prédio da antiga Secretaria de Educação na tarde desta quinta-feira (30), onde vivem centenas de imigrantes venezuelanos, no Centro de Boa Vista.

Na ação, ruas que dão acesso ao Centro Cívico da cidade foram interditadas e uma quadra foi fechada. De acordo com a coronel Damasceno, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a vistoria faz parte da ‘Operação cerco e bloqueio’, deflagrada na semana passada.

Homens, mulheres e crianças, todos venezuelanos, foram retirados de dentro do prédio enquanto os policiais faziam buscas. Conforme Damasceno, ninguém foi preso e os PMs encontraram um cachorro que havia sido roubado.

Vivem no prédio cerca de 418 imigrantes (140 homens, 140 mulheres e 138 crianças), conforme levantamento da Operação Acolhida, responsável pelo fluxo migratório no estado.

“Estão havendo muitos roubos e furtos nas áreas ocupadas, por isso estamos adentrando e vendo se tem alguma atitude suspeita ou objeto roubado”, disse coronel, acrescentando que a fiscalização deve ser feita em outras ocupações onde vivem venezuelanos.

Ainda de acordo com o comandante, o cachorro encontrado estava dentro de uma gaiola, sem ninguém por perto. Ele afirmou, ainda, que uma imagem do animal foi compartilhada nas redes sociais e o dono já foi localizado. A vistoria no local se encerrou por volta de 17h.

Um levantamento da Operação Acolhida apontou que existem 11 prédios ocupados em Boa Vista e passa de 3 mil o número de homens, mulheres e crianças vivendo nestas ocupações.

Informações: G1 Roraima – Foto: Phueblo Caliri