Coleta de lixo não é feita em Santa Cecília há um mês, denuncia moradora do Cantá

Lixo acumulado nas casas e ruas do bairro Santa Cecília, localizado no Cantá, Norte de Roraima tem causado transtornos e incomodado os moradores da região. Conforme denúncia feita pelo jornal Roraima em Tempo, em alguns endereços os caminhões não fazem coleta há cerca de um mês.

Ozieli Ferreira, moradora da região, afirmou que a grande quantidade de lixo na frente das residências, calçadas e nas ruas do distrito causa mau cheiro e desconforto à população.

“A coleta sempre foi precária no Santa Cecília e nos últimos meses está pior. As lixeiras ficam cheias, gerando transtornos para todos. Para não ficar acumulando, algumas pessoas levam para Boa Vista. Eu deixo nas lixeiras e espero passarem”, relatou.

Ela disse que os resíduos atraem moscas e larvas já começaram a sair dos sacos plásticos. De acordo com Ozieli, animais se acumulam na frente das casas e rasgam os recipientes, espalhando sujeira pelas ruas.

“Na rua onde moro o lixo acumulado atrai muitas moscas, larvas e formigas. No bairro tem muitos cachorros, que rasgam as sacolas, mesmo a gente tendo todo cuidado. Além disso, o odor é insuportável”, reforçou.

Segundo a moradora, a falta de coleta é um problema constante e não um fato isolado. Contou que há duas semanas o caminhão que recolhe os resíduos passou no bairro, mas não em todas as ruas. “O carro passou só em duas ou três ruas, no máximo. Mas o bairro todo está sem coleta”, afirmou.

Ela acrescentou que na última vez que isso ocorreu, os moradores entraram em contato com a prefeitura para resolver a situação, mas o lixo só foi coletado após matérias na imprensa. “Já reclamamos, mas nunca há solução definitiva. O bairro não tem prioridade, por isso que eles fazem pouco caso dos serviços básicos”, concluiu.

MANUTENÇÃO

Segundo a Prefeitura do Cantá, a coleta de lixo domiciliar do distrito Santa Cecília foi retomada nesta quinta-feira (5). Segundo o Executivo Municipal, o caminhão coletor teve problemas mecânicos e precisou ficar em manutenção. Por isso, o serviço ficou suspenso de forma temporária.

“Por se tratar de um caminhão antigo, esses problemas apresentados no veículo se tornaram constantes, prejudicando o andamento dos trabalhos. Em razão disso, estão sendo tomadas providências no sentido de adquirir dois caminhões coletores”, complementou o Município.