Mais de um mês após apreensão, carro da Sesai é devolvido a servidores

Um mês e quatro dias após a apreensão, indígenas da etnia Wai Wai devolveram a caminhonete da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) apreendida na comunidade Xaary, no município de São João da Baliza desde o último dia 11 de julho.

A motivação da apreensão, conforme os indígenas, era devido ao protesto contra o Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (Dsei-Leste), que segundo eles, não disponibilizou meios para liberar corpos de vítimas de coronavírus para serem enterrados na região.

O tuxaua Valdecir Wai Wai procurou a reportagem para explicar a demora na devolução do veículo. Ele é um dos responsáveis pela manifestação na comunidade. 

“Liberamos o veículo na sexta-feira (7), por volta das 15h, pois conversamos com o procurador e nosso advogado. Sabemos que a partir de agora a situação não depende de nós, mas sim do procurador. Então nesse caso, atendemos a este pedido”, relatou.

Desde o início de julho existe um atrito entre as duas partes devido à morte de Fernando Makari, membro da comunidade, que faleceu vítima de coronavírus. À época, Valdecir relatou que os familiares da vítima queriam incendiar o carro da Sesai. Entretanto, diálogo entre os indígenas decidiu manter ele intacto. 

“A equipe da Sesai veio até a comunidade, sendo um médico, um enfermeiro e um motorista. Não entregamos o carro danificado, ele passou por avaliação do motorista e foi constatado que não havia prejuízos”, disse. 

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação