Governo toma posse de silos sem nunca ter explicado sumiço de mais de 200 mil sacas de grãos

Os silos destinados ao armazenamento de produtos agrícolas, que estão localizados na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, voltarão a funcionar, agora sob a administração do Governo do Estado. Vale lembrar que esse é o mesmo complexo de onde sumiram mais de 200 mil sacas de grãos, incidente que deixou enormes prejuízo aos produtores.

A unidade beneficiadora de grãos, localizada na BR-174, tem capacidade de armazenar até 27 mil toneladas de grãos, como soja e milho. Ela foi cedida à cooperativa de grãos por meio de comodato, no ano de 2002, no entanto, supostas denuncias de irregularidades fizeram com a que o governo pedisse a quebra da cessão do complexo.

Em março deste ano ocorreu o sumiço das sacas, que rendeu um prejuízo de mais de R$ 15 milhões aos cerca de 30 produtores, que armazenaram por muito tempo o resultado da produção nos silos da cooperativa. Muitos firmaram contratos com a Grão Norte para efetivar o armazenamento. Outros, no entanto, depositavam os grãos para venda, quase sempre realizada entre eles próprios.

Segundo denúncias, pouco depois do sumiço dos grãos, diversas carretas foram vistas deixando os depósitos da cooperativa, sem qualquer justificativa.  Foi necessária a presença da polícia no local, uma vez que os então administradores do complexo não deram qualquer informação aos produtores.

Um mês depois, o Governo do Estado tomou posse do complexo, após notificar extrajudicialmente a cooperativa, beneficiada pelo regime de comodato há 18 anos.  

Foto: Secom/RR