OPERAÇÃO VÍRION: PF diz que Jefferson direcionava pagamentos a empresas do seu interesse.

A investigação da Polícia Federal sobre o desvio de R$ 50 milhões da Secretaria de Saúde de Roraima, aponta que o ex-secretário Francisco Monteiro, enquanto no cargo, teria se articulado com o deputado estadual Jefferson Alves para direcionar contratações para empresas integrantes do esquema, inclusive promovendo o rateio de percentuais de quanto seria direcionado a quais empresas.

A missão de Jefferson era controlar o andamento dos processos de compra e exercer pressão sobre servidores que dessem andamento trâmites e pagamentos de seu interesse, inclusive cobrando pagamentos antecipados destinados às empresas do esquema.

As investigações sugerem que a organização criminosa se aproveitaria da possibilidade de contratações diretas, em razão da pandemia, para facilitar os crimes.

Verificou-se, segundo a PF, que os procedimentos não seguiam ordem cronológica, de forma que processos mais antigos seriam preteridos em favor dos de interesse do grupo, bem como teriam o trâmite concentrado em único setor da Secretaria de Saúde, sem qualquer transparência ou publicações.

A Controladoria-Geral da União, que tem auxiliado as investigações, identificou diversos indícios da prática de sobrepreço e de irregularidades nas contratações e nos pagamentos. Além disso, também foi verificada, pela CGU, uma falta de transparência na execução dos recursos federais destinados à Roraima, o que dificulta a própria fiscalização dos gastos.

Informações – Blog Perônico