Marido de gestante internada com covid no HGR denuncia descaso

Das 11 mortes, uma delas ocorreu em julho de 2020; outra em janeiro de 2021 e as demais em março deste ano

Nessa quarta-feira, 24, o esposo de uma paciente de 30 anos que está com 5 meses de gestação, relatou à reportagem que sua esposa não está recebendo o tratamento adequado e que isso está gerando risco de vida tanto a ela, quanto ao bebê.

Ele informou que desde a semana passada ela estava tentando ser atendida no Hospital Materno Nossa Senhora de Nazaré por estar infectada pela Covid-19, mas não teria conseguido. Segundo ele, há dois dias, depois de tentativas dele com a direção da unidade, ela foi internada no Hospital Geral de Roraima.

“Desde a semana passada ela deu entrada na maternidade sentindo muitas dores por conta de estar infectada pelo vírus, mas os funcionários não queriam atendê-la, pois alegaram que minha esposa e meu filho estavam bem.”, comentou o denunciante.

O esposo da gestante ainda nos informou que a paciente teve que realizar exames na rede privada de saúde para pode comprovar diante da maternidade que ela estaria correndo risco de vida. “Nesse exame, foi comprovado que ela estava com o coronavírus e que 60% do seu pulmão estava comprometido com a doença. Mesmo assim, eles continuavam a se negar a medicar e a internar a minha esposa”, relatou.

Ainda na denúncia ele afirmou que a gestante não está recebendo o tratamento adequado no HGR e que profissionais de saúde da unidade teriam afirmado que a paciente deve ser entubada para apresentar melhoras.

“Ela não pode ser entubada, pois ela precisa receber o tratamento adequado, pois minha esposa está gestante e ela não possui nenhuma doença preexistente como eles me disseram, pois nenhum exame comprova isso”, denunciou.

Ele cobra do Governo do Estado que o HGR tenha uma atenção redobrada a paciente que necessita de um tratamento adequado com médicos especialistas para atender gestantes.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde informa que a paciente está sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, uma vez que não apresenta alterações na gestação, mas sim a necessidade de assistência médica especializada devido ao quadro de COVID-19.

A Sesau reforça que a paciente tem recebido a assistência e passado por todos os exames e medidas necessárias para o acompanhamento pela clínica médica que trata COVID-19, uma vez que o HGR é a unidade referência para o atendimento de casos graves.

E reitera que outras informações sobre o caso só podem ser repassadas à família, respeitando a ética médica e a relação médico e paciente.

Informações: Folha de Boa Vista