Programa Mais Médicos em Roraima ainda tem 28 vagas em aberto

Stethoscope

Roraima ainda possui 28 vagas em aberto no programa Mais Médicos. A maioria se concentra em Distritos Especiais de Saúde Indígena, os Dseis. Os dados foram informados nesta terça-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

  • Mais Médicos: maioria das vagas não ocupadas está nos distritos indígenas

Ao todo, no estado, foram abertas 72 vagas após a saída dos médicos cubanos. Na próxima etapa do processo, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro.

Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem. Caso não se apresentem (tanto brasileiros quanto estrangeiros) no período estipulado, os profissionais perdem a vaga.

As inscrições para o Mais Médicos foram abertas no dia 20 de novembro, com o objetivo de selecionar brasileiros para substituir os médicos cubanos do programa.

Em 14 de novembro, o governo de Cuba anunciou que deixaria o Mais Médicos e citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em relação à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Municípios com vagas

Os municípios que ainda têm vagas em aberto são: Alto Alegre (1), Caroebe (2), Rorainópolis (4), São Luiz (1), Uiramutã (1), Distrito Sanitário Especial Indígena (10) e Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (10).

Cronograma das próximas etapas:

De 23/01 a 24/01 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;

De 30/01 a 31/01 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.