Tema de redação divide opiniões em RR e candidatos acham textos difíceis no primeiro dia do Enem

Dezenas de estudantes fazem fila em prédio da Universidade Federal de Roraima momentos após a abertura dos portões — Foto: Fabrício Araújo
Dezenas de estudantes fazem fila em prédio da Universidade Federal de Roraima momentos após a abertura dos portões — Foto: Fabrício Araújo

Os primeiros candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram a deixar o local de prova por volta das 15h35 deste domingo (3) em Boa Vista. Nesta primeira etapa, os estudantes tiveram que responder questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.

A estudante Hellen Stefany, de 20 anos, disse que a parte mais fácil da primeira prova do Enem 2019 foi a redação. Para ela, o mais difícil foram os textos de linguagem e códigos.

A jovem foi uma das primeiras a sair dos prédios da Universidade Federal de Roraima, onde fez a prova. Ela reconheceu a realidade do estado em um dos textos que fala sobre a falta de cinemas em cidades do Norte e Nordeste.

“Nós vivemos em um estado que só tem três cinemas. Todos na capital e no interior não tem nenhum” destacou.

Hellen cursa direito em um instituição particular e fez o Enem pela terceira vez para continuar o curso em uma universidade pública.

Embora a redação tenha sido um tema simples para ela, as questões de linguagem e códigos e ciências humanas foram difíceis pela complexidade dos textos.

Breno Briglia, 18, diz também ter encontrado dificuldade na interpretação dos textos.

“Eu sou um amante de exatas e não de humanas, então não gostei muito dessa parte. Mas acredito que vou me sair melhor no próximo domingo”, afirmou Breno.

Para a técnica em enfermagem Kerolaine Lima, 23, que faz o Enem pela terceira vez, a expectativa é conseguir um bom resultado para conseguir entrar no curso de enfermagem. “Quero algo que me dê mais dinheiro”, disse aos risos.

No entanto achou “tudo” difícil na prova deste domingo.

“Eu achei que o tema da redação seria algo relacionado às manchas de óleo ou queimadas na Amazônia, mas caiu este daí “, explicou.

Enem 2019
Além de Boa Vista, as provas do Enem são aplicadas também em Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza. Em todo estado, 12.959 pessoas se inscreveram para o Enem.

A segunda etapa do Enem ocorre no próximo domingo (10). Os candidatos terão 5 horas para responder todas as 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Os gabaritos oficiais das questões objetivas devem ser divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o dia 13 de novembro.

2ª etapa (domingo, 10/11)

11h: abertura dos portões (horário local)
12h: fechamento dos portões
12h30: início das provas
15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
17h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
17h30: término das provas

Informações: G1 Roraima