Museu Integrado segue abandonado e esquecido pelo Governo de Roraima

Esse é o retrato do descaso que o atual governo tem com a cultura e com o patrimônio do Estado

Hoje, dia 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Porém, Roraima não tem o que comemorar, pois o Museu Integrado de Roraima (MIRR), sob responsabilidade do Governo do Estado, encontra-se fechado há mais de dez anos e totalmente abandonado.

O prédio já foi condenado pelo Corpo de Bombeiros ainda na gestão Suely Campos. O governo Antônio Denarium prometeu que revitalizaria o espaço, assim como todo o Parque Anauá, onde o museu se encontra. Tanto que em outubro de 2021, foi anunciado um pacote faraônico de obras para esse fim.

Quase sete meses depois, todo o parque continua abandonado. O Museu Integrado, então, segue tomado pelo lixo e pela sujeira, servindo de ponto para usuários de drogas e outros atos ilícitos. As paredes, mesmo algumas com suporte, podem cair a qualquer momento, principalmente com as fortes chuvas.  

Felizmente, o pouco que sobrou do acervo foi preservado e levado para outra repartição do Governo, sem qualquer possibilidade de acesso por parte do público, bem diferente de seus tempos áureos, quando o espaço recebia visitantes e até caravanas todos os dias de estudantes e pesquisadores, para conhecer a história, a falta e a flora do Estado.

Esse é o retrato do descaso que o atual governo tem com a cultura e com o patrimônio do Estado.