Quase cinco mil pessoas foram imunizadas contra gripe no dia D

O Dia D, de grande mobilização contra a gripe, aconteceu neste sábado (4) em Boa Vista, ocasião em que foram aplicadas 4.490 doses da vacina em diversos pontos espalhados da capital. Como parte da Campanha Nacional de Vacinação, o foco foi dado aos grupos prioritários, que envolvem crianças, gestantes, idosos, entre outros.

Durante todo dia, foram disponibilizados 36 pontos de vacinação para os grupos prioritários, sendo 28 unidades básicas de saúde. Alguns profissionais de unidades se caracterizaram de personagens de desenhos animados e distribuíram balões e pirulitos para encorajar a criançada.

Também serviram de pontos de vacinação outras seis escolas municipais e dois pontos volantes que circularam nas áreas Monte das Oliveiras, Pedra Pintada e João de Barro, além da Feira do Produtor. O funcionário público federal, Mario de Almeida Correia, 72, estava na feira e aproveitou a oportunidade.

O funcionário público Mario Correia aproveitou as compras na feira, para tomar a vacina.
“É muito importante essa atitude de prevenção que precisamos ter em relação a essa doença que tem se alastrado atualmente nesse começo de inverno. Eu aconselho a todos que precisam tomar a vacina que façam isso o quanto antes”.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão alerta para que a população, principalmente quem ainda não se vacinou, compareça às unidades de saúde.

“Temos vacinação de campanha até o dia 31deste mês e queremos convocar, principalmente os pais que levem suas crianças para se protegerem contra o vírus, pois a cobertura vacinal das crianças ainda é baixa. Estamos mobilizando diversas equipes também durante a semana, em escolas e outros locais, além das unidades para que ninguém fique de fora”.

A vacina da influenza protege contra os vírus A (H1N1pmd09) e A (H3N2) e vírus B e é indicada para as pessoas com maior risco de desenvolver complicações caso adoeça e também para reduzir o risco de transmissão em ambientes fechados, hospitais e salas de aula.

Ações – A campanha se encerra no dia 31 de maio. Desde o início, no dia 8 de abril, a prefeitura está desenvolvendo diversas ações pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, para alcançar o público-alvo da campanha, em escolas, creches e Casas mãe. E ainda vacinação nas casas para atender os acamados, que fazem parte do grupo prioritário. As UBS ministram palestras sobre o tema para sensibilizar os grupos e fazem ainda a busca ativa pelos bairros.

Cobertura vacinal por grupos – A cobertura geral hoje de todos os grupos é de 45,62%, sendo: Crianças: 43,79%; trabalhadores de saúde: 56,41%; gestantes: 47,65%; puérperas: 56,49%; idosos: 61,08%; professores: 50,10%; portadores de doenças crônicas não transmissíveis: 58,11%; população privada de liberdade: 2,78%; Policiais: 17,29% e Funcionários do sistema prisional: 42,48%.