Os casos de dengue dispararam em Roraima nos primeiros seis meses deste ano. Só entre janeiro e 16 de julho, a Secretaria de Saúde de Roraima notificou 1.128 casos de dengue em todo o estado, número 53% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram 715 registros.
O número de notificações equivale a 73,6% de todos os casos do ano anterior, quando foram 1.531 casos. Nos meses de maior incidência (fevereiro, março e abril), foram 610 notificações neste ano. Ao todo, 296 casos foram confirmados em 2019.
Só na capital Boa Vista, são 496 notificações e 75 confirmações. Em Caroebe, no Sul do estado, são 214 e 188. Caracaraí, na mesma região, é o terceiro de maior incidência, com 84 casos notificados e 15 confirmados.
Apesar da maior parte dos casos ser em Boa Vista, os municípios apontados como de alta incidência do mosquito em proporção populacional são: Caroebe, Caracaraí, Bonfim, São João da Baliza e São Luiz.
Zika e Chikungunya
Também até 16 de julho, Roraima teve 192 notificações de Chikungunya e cinco casos confirmados, com 116 notificações e três confirmações só em Boa Vista. Os outros dois casos confirmados são de Rorainópolis e Mucajaí.
Já em relação à Zika, o estado conta com 63 notificações e sete confirmações. Em Boa Vista, são 25 pacientes notificados e seis confirmados. A outra confirmação é de Rorainópolis.
Ranking de bairros com maior infestação de Aedes Aegypti
- Jardim Primavera
- São Pedro
- União
- Nova Canaã
- 31 de Março
- Caimbé
- Santa Luzia
- Jóquei Clube
- Laura Moreira
- Asa Branca
- Aracelis
- Silvio Leite
- Silvio Botelho
- Senador Hélio Campos
- Raiar do Sol
Informações – G1 Roraima – Foto – Prefeitura de Boa Vista